Deputado Paulo Mota Pinto proposto para presidente não-executivo do BES

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 jun (Lusa) - O deputado do Partido Social Democrata (PSD) Paulo Mota Pinto é proposto para a liderança do conselho de administração do Banco Espírito Santo (BES) pelo maior acionista, o Espírito Santo Financial Group (ESFG), de acordo com um comunicado hoje divulgado.

A designação de Paulo Mota Pinto para presidente não-executivo do BES, substituindo Alberto de Oliveira Pinto, é uma das propostas que o maior acionista do BES, que conta com 25,1% do capital social, vai submeter à aprovação dos acionistas numa assembleia-geral extraordinária agendada para 31 de julho.

Segundo o comunicado do BES, disponibilizado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Alberto de Oliveira Pinto "na data da assembleia-geral cessará funções".

Paulo Mota Pinto, 47 anos, é um jurista, professor e político português, filho do antigo primeiro-ministro Carlos Alberto da Mota Pinto (cujo mandato se estendeu entre novembro de 1978 e agosto de 1979).

Licenciado em Direito, mestre e doutor em Ciências Jurídico-Civilísticas, iniciou a sua atividade docente em 1990, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, cidade que o viu nascer.

Foi juiz do Tribunal Constitucional entre 1998 e 2007, e publicou várias obras no campo jurídico.

Aquele que será, caso os acionistas aprovem a escolha do ESFG, o futuro presidente não-executivo do BES, foi mandatário nacional da candidatura de Manuela Ferreira Leite à liderança do PSD, em 2008, e vice-presidente da Comissão Política Nacional do partido entre 2008 e 2010.

O responsável redigiu o programa eleitoral com que o PSD se apresentou às legislativas de 2009, intitulado "Compromisso de Verdade".

Estreou-se como deputado na Assembleia da República na XI Legislatura (2009-2011), pelo círculo eleitoral de Coimbra, desempenhando o papel de presidente da Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças.

Em 2011, integrou a comissão política da recandidatura de Aníbal Cavaco Silva à Presidência da República, e foi candidato às legislativas de 5 de junho de 2011, tendo sido eleito deputado, desta feita, pelo círculo de Lisboa.

É o presidente da Comissão de Assuntos Europeus da Assembleia da República desde julho de 2011.

DN // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.