Previsões agrícolas apontam para mais um ano de declínio da cereja com queda de 10%

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 mai (Lusa) - A produção de cereja deverá ficar este ano abaixo das duas toneladas pelo terceiro ano consecutivo, prevendo-se uma queda de 10% face a 2013, estimou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo as previsões agrícolas hoje divulgadas, destacam-se, pela positiva, o tomate para indústria, com aumento de 20% da área de produção, e a batata de regadio (5%), registando-se decréscimos no milho (-10%), cereja (-10%), girassol (-10%) e arroz (-5%).

Esperam-se também aumentos de produtividade na campanha dos cereais de outono/inverno: 10% no trigo duro, 25% no trigo mole e 35% no triticale, cevada e aveia.

As previsões reportam-se aos últimos dias do mês de maio, que apresentou condições, de um modo geral, "favoráveis ao crescimento e desenvolvimento das culturas instaladas, bem como ao normal desenrolar dos trabalhos agrícolas da época", apesar dos contrastes meteorológicos.

O aumento de 20% das plantações de tomate para indústria deve-se, segundo o INE, aos "estímulos promovidos pela indústria (alargamento do período de receção e melhoria das condições contratuais) e de perspetivas favoráveis de escoamento da produção para Espanha.

Já a diminuição de 10% na área semeada de milho é justificada com o atraso na preparação dos solos para sementeira, devido ao encharcamento dos terrenos, e interrupção dos trabalhos na segunda quinzena de maio devido às chuvas intensas.

A cereja foi prejudicada pela precipitação e elevadas amplitudes térmicas registadas na fase da floração/polinização, bem como pelas chuvas de final de maio que provocaram fendilhamentos e perdas de capacidade de conservação de alguma produção.

Para o pêssego prevê-se, pelo contrário, um aumento de 25% face à campanha anterior, que tinha sido bastante afetada pelo tempo frio e chuvoso na fase da floração.

RCR // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.