Bolsa de Lisboa abre a perder 0,13% com BES suspenso das negociações

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 jun (Lusa) - A Bolsa de Lisboa abriu hoje a perder, com o PSI20, principal índice da praça lisboeta, a descer 0,13%, para os 7.186,88 pontos, com as ações do BES suspensas da negociação pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Na quinta-feira,a Bolsa de Lisboa encerrou no verde, em linha com as principais praças europeias, impulsionada pelo grupo EDP e pela Galp, com o PSI 20 a subir 0,46%, para os 7.196,42 pontos.

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, das 20 cotadas que compõem o índice, 10 fecharam em terreno positivo, uma permaneceu inalterada e nove registaram perdas.

A marcar o ritmo da sessão esteve a EDP Renováveis, que aumentou 3,24% para os 5,347 euros, a EDP, que subiu 1,09%, para os 3,70 euros, e a Galp, que valorizou 1,29%, para os 13,705 euros por ação.

A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)suspendeu hoje a negociação das ações do Banco Espírito Santo e do Espírito Santo Financial Group até à divulgação de informação relevante sobre a saída de Ricardo Salgado da liderança do banco.

A CMVM tinha pedido esclarecimentos ao Banco Espírito Santo (BES), antes da abertura da bolsa.

"O Conselho Diretivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou, nos termos do artigo 214.º e da alínea b) do n.º 2 do artigo 213º do Código dos Valores Mobiliários, a suspensão da negociação das ações do Banco Espírito Santo, S.A., e do Espírito Santo Financial Group, S.A., até à divulgação de informação relevante sobre os emitentes", anunciou hoje a CMVM.

RCP(ND) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.