Passos garante que recessão em Portugal está a abrandar

Passos garante que recessão em Portugal está a abrandar
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro afirmou hoje, em Bruxelas, que a recessão em Portugal "está a abrandar" e acrescentou que o Governo conta ter, até ao final do ano, "uma viragem na tendência económica".

Pedro Passos Coelho, que falava no final do Conselho Europeu, destacou o desempenho da atividade económica em Portugal, a subida do índice de produção industrial - hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) - e a existência de uma conta corrente positiva, "pela primeira vez, em dezenas de anos".

"Ao contrário do que aconteceu no último trimestre de 2012, em que a atividade económica afundou em Portugal -- foi o país na União Europeia em que a atividade económica mais se afundou, se excluirmos a Grécia --, a verdade é que no primeiro trimestre Portugal esteve já muito perto da média europeia", destacou.

"E a nossa convicção, dos dados mais avançados de que dispomos, é a de que, no segundo trimestre, esta tendência ainda melhorará mais, o que significa que a recessão em Portugal está a abrandar", acrescentou o primeiro-ministro.

Passos Coelho disse que o Governo conta ter, "até ao final do ano, uma viragem na tendência económica", salientando que o executivo está a "fazer tudo e a tomar todas as medidas" para favorecer essa alteração.

De acordo com os dados do INE, o índice de produção industrial aumentou 4,4% em maio deste ano, face ao mês homólogo de 2012, registando a segunda variação positiva desde dezembro do ano passado.

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".