James e Quintero põem Colômbia na rota dos "oitavos"

James e Quintero põem Colômbia na rota dos "oitavos"
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

A Colômbia conseguiu hoje a segunda vitória no Mundial2014 de futebol, ao bater a Costa do Marfim por 2-1, com o portista Juan Quintero a marcar o segundo golo, em encontro do Grupo C, disputado em Brasília.

O ex-portista James Rodriguez, aos 64 minutos, e Quintero, aos 70, apontaram os tentos dos sul-americanos, que, como já tinham batido a Grécia (3-0), podem qualificar-se ainda hoje, desde que o Japão não vença os helénicos.

Por seu lado, Gervinho apontou, aos 73 minutos, o tento da formação africana, que se manteve com três pontos, conseguidos a abrir, face aos nipónicos (2-1).

A Colômbia venceu hoje a Costa do Marfim, por 2-1, em jogo do grupo C do Mundial2014 de futebol, e ficou à beira dos oitavos de final com o mérito de saber aproveitar os erros fatais dos africanos.Desses erros, dificilmente reversíveis numa competição como esta, resultaram os dois golos da Colômbia, marcados por um ex-jogador do FC Porto, James Rodriguez, e por um atual, Quintero, lançado em campo por José Pekerman aos 70 minutos.

O primeiro aconteceu aos 64 minutos, na marcação de um canto, no qual houve uma falha grave de marcação do central Zokora a James Rodriguez, à entrada da pequena área, que permitiu que este fizesse o golo de cabeça.

O segundo, que praticamente “matou” o jogo, seis minutos depois, resultou de um erro inaceitável, quando o médio interior Serey Die, resolveu driblar James Rodriguez em zona proibida, numa saída de bola que apanhou a sua equipa completamente desequilibrada.

Na sequência do lance, o antigo jogador do FC Porto tirou partido da superioridade numérica para assistir Quintero, que fez o golo à saída do guarda-redes Barry. No espaço de seis minutos, a Colômbia garantiu o triunfo numa partida que podia cair para qualquer um dos lados, tendo em conta o equilíbrio que a caracterizou.

O selecionador da Costa do Marfim, o francês Sabri Lamouchi, não perdoou a ousadia de Serey Die e, três minutos depois, substituiu-o pelo disparate cometido.

A Costa do Marfim ainda voltou ao jogo, quando Gervinho, num lance de estrita inspiração individual, três minutos após o golo de Quintero, reduziu a diferença. No último quarto de hora a Colômbia recuou as linhas e susteve com alguma dificuldade o assédio final dos africanos.

Com duas vitórias, a Colômbia lidera o grupo com seis pontos, mais três do que a Costa do Marfim, e está muito perto de aceder aos oitavos de final, algo que pode acontecer ainda hoje, se o Japão não vencer a Grécia.

Jogo no estádio Nacional de Brasília.

Colômbia-Costa do Marfim, 2-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, James Rodriguez, 64.

2-0, Quintero, 70.

2-1, Gervinho, 73.

Equipas:

- Colômbia: Ospina Zuniga, Zapata, Yepes, Armero (Arias, 73), Aguilar (Mejía, 79), Sanchez, James Rodriguez, Cuadrado, Ibarbo (Quintero, 53) e Gutiérrez.

- Costa do Marfim: Barry, Aurier, Zokora, Bamba, Boka, Serey Die (Bolly, 73), Tioté, Yaya Touré, Gervinho, Gradel (Kalou, 67) e Bony (Drogba, 60).

Árbitro: Howard Webb (Inglaterra).

Ação disciplinar: cartões amarelo para Zokora (55) e Tioté (90).

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.