Funerária australiana obrigada a guardar sem refrigeração cadáver com 200 quilogramas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 19 jun (Lusa) -- Uma funerária australiana teve de manter o cadáver de um homem com 200 quilogramas de peso durante uma noite e sem refrigeração depois de um hospital o recusar por ser "demasiado gordo", revelou hoje a imprensa do país.

Joanne Cummings, coproprietária da funerária em Port Headland, nordeste do país, regressou ao escritório na quarta-feira com o cadáver e ligar o ar-condicionado durante toda a noite, explicou a própria ao diário "Sydney Morning Herald".

A empresária, que, entretanto, conseguiu um contentor marítimo com refrigeração, denunciou também que o hospital teve a mesma atitude em 2013 com o cadáver de outro homem de 250 quilogramas.

As autoridades sanitárias do estado da Austrália Ocidental disseram, em comunicado, que o hospital de Port Headland só pode acolher cadáveres de pessoas com até 150 quilogramas, pelo que estudam a possibilidade de instalar equipamentos para refrigerar corpos com até 300 quilogramas.

Cerca de 14 milhões -- de uma população de 22 milhões -- de australianos padecem de problemas de obesidade ou peso a mais.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.