Os Verdes questionam Governo sobre antiga mina de urânio do concelho de Pinhel

| País
Porto Canal / Agências

Pinhel, 28 jun (Lusa) - O grupo parlamentar Os Verdes anunciou hoje ter questionado novamente o Governo sobre a situação de abandono em que se encontra a área da antiga mina de urânio do Prado Velho, no concelho de Pinhel.

O deputado José Luís Ferreira entregou uma pergunta na Assembleia da República, dirigida ao Ministério da Economia e do Emprego, que tutela a EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, a pedir esclarecimentos sobre a mina localizada próximo da aldeia de Granja. A empresa tem o exclusivo do exercício da atividade de recuperação ambiental das áreas mineiras, em regime de concessão.

"Para quando está previsto o início das obras de requalificação ambiental da antiga área mineira do Prado Velho?", pergunta José Luís Ferreira.

No requerimento, o deputado também quer saber se, "com o atual perímetro de segurança danificado, está garantida a segurança de pessoas e animais" e se o Ministério da Economia confirma que "na zona envolvente às minas está a aumentar o número de mortes por neoplasias malignas, alegadamente pelos altos valores de radioatividade aí presentes".

Os Verdes visitaram o local em fevereiro e lembram que a requalificação ambiental da antiga mina de urânio, concessionada à EDM, "está numa situação de quase abandono com parte do perímetro de segurança deteriorado, acarretando consequências negativas para a população local".

Segundo o partido, a empresa refere, no seu sítio na internet, que as obras de remediação ambiental estavam previstas para 2012/2013, mas "ainda não se verifica qualquer intervenção de requalificação".

As minas encontram-se a céu aberto com "águas, areias e escombros eventualmente contaminados", denuncia José Luís Ferreira.

"Além da eventual contaminação das águas superficiais e dos lençóis freáticos, a vegetação envolvente é aproveitada e utilizada para diversos fins, como o pastoreio, colocando em perigo permanente a população", aponta.

Segundo a população residente nas imediações do antigo couto mineiro, as águas "são utilizadas para regar e dar de beber a animais de pastoreio", refere o deputado.

O parlamentar alerta que "este perigo é acentuado, também, pela própria localização das minas situadas numa área ventosa, permitindo facilmente o transporte de poeiras eventualmente contaminadas".

ASR // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.