Tribunal proíbe líder da oposição de sair da Venezuela

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 19 jun (Lusa) -- A ex-deputada venezuelana Maria Corina Machado está, por decisão de um tribunal de Caracas que decidiu a pedido do Ministério Público, proibida de sair do país.

A proibição tem lugar dois dias depois da antiga deputada da oposição ter prestado, como testemunha e durante oito horas, declarações sobre os acontecimentos violentos de 12 de fevereiro, em que três pessoas foram assassinadas no final de uma manifestação dos jovens em caracas e na qual foi detido o fundador do partido Vontade Popular, Leopoldo López, também da oposição.

Para Maria Corina Machado, a medida faz parte de uma "brutal perseguição que mostra que na Venezuela existe uma ditadura que quer calar todas as vozes, enterrar a verdade", mas "dá novas forças" para continuar "numa caminhada de luta para a transição democrática, no quadro da Constituição".

A 28 de maio último o "alto comando político" da revolução bolivariana acusou vários dirigentes da oposição, entre eles Maria Corina Machado, de, com o apoio de um banqueiro, estarem a promover um golpe de Estado e um atentado contra o Presidente Nicolás Maduro.

Durante uma conferência de imprensa em Caracas, o dirigente do Partido Socialista Unido da Venezuela (o partido do Governo), Jorge Rodríguez, divulgou o conteúdo de alegadas mensagens de correio eletrónico que relacionam Maria Corina Machado com um alegado "financiador", o banqueiro e empresário Egídio Cedeño, fugido à justiça venezuelana.

Nas mensagens aparecem ainda, entre outros, Diego Árria, um diplomata, político e opositor venezuelano, que o Ministério Público Venezuelano pediu recentemente à Interpol para que seja detido para interrogatório sobreo alegado Golpe de Estado, o que ainda não aconteceu.

Maria Corina Machado foi afastada do cargo de deputada, a 26 de março pelo presidente do Parlamento, Diosdado Cabello, depois de se ter deslocado à Organização de Estados Americanos a convite do Panamá, como alegada embaixadora suplente, para expor várias queixas contra o Governo venezuelano.

A 31 de março o STJ determinou que "ao aceitar uma representação de outro país" sem autorização do parlamento, a antiga deputada "perdeu de pleno direito do seu lugar parlamentar".

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.