TV do Uganda proibida de acompanhar as actividades do Presidente

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kampala, 18 jun (Lusa) -- O Governo do Uganda proibiu hoje uma das principais estações televisivas do país de acompanhar as atividades do Presidente, Yoweri Museveni, depois de ter difundido imagens que o mostravam a dormir no parlamento.

"O Presidente tem os seus hábitos, ele medita e eles (as pessoas da estação televisiva) sabem-no, e apesar disso disseram que ele estava a dormir", declarou o responsável pelo centro de informações governamental, Dennis Katungi, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

O porta-voz do Governo, Ofwono Opondo, confirmou que a estação NTV Uganda, que pertence ao influente grupo de 'media' independente Nation Media Group, foi sancionada.

"Suspendemos a sua cobertura [das atividades] do Presidente e reconsiderámos a nossa relação com eles", indicou, acusando a NTV de "falta de profissionalismo e de cobertura preconceituosa".

"A suspensão não será permanente, é temporária, para os obrigar a refletir", precisou Katungi.

O Presidente Musenevi, de 69 anos, lidera este pequeno país pobre da África oriental desde 1986.

Os responsáveis da NTV Uganda declararam não ter sido informados da sanção das autoridades governamentais.

Em 2013, o Governo encerrou os dois principais jornais independentes do país durante 10 dias, quando estes noticiaram disputas entre chefes do exército sobre se o filho do Presidente deveria ou não suceder-lhe no cargo.

ANC // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.