Obama só exclui envio de tropas terrestres da resposta a 'jihadistas'no Iraque

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 18 jun (Lusa) -- O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prossegue hoje os seus contactos sobre a forma como responder ao avanço dos combatentes sunitas no Iraque, estando apenas excluída o envio de tropas terrestres.

"A única coisa que está excluída é o reenvio de tropas em combate para o Iraque, mas [o presidente] continua a analisar outras opções", indicou Jay Carney, porta-voz do executivo norte-americano, citado pela agência France Presse.

Vários órgãos de comunicação social dos EUA sugeriram hoje que a Casa Branca poderia avançar com ataques aéreos com aviões de combate, face à dificuldade de identificar os alvos por via terrestre.

O porta-voz da Casa Branca recusou-se a adiantar a data para uma decisão por parte do Presidente Obama, observando que o trabalho está a ser prosseguido para analisar de forma mais clara "as diferentes opções".

Hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraquiano, Hoshyar Zebari, anunciou que o Iraque "pediu oficialmente" aos Estados Unidos para realizarem ataques aéreos contra os 'jihadistas' do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).

"O Iraque pediu oficialmente a ajuda de Washington, ao abrigo do acordo de segurança (com os Estados Unidos), para realizar ataques aéreos contra os grupos terroristas", disse Zebari aos jornalistas em Jeddah, na Arábia Saudita, onde decorre uma reunião da Organização da Cooperação Islâmica (OCI).

O ministro falava depois de consultas com homólogos de vários países árabes à margem da reunião ministerial.

ARP (MDR) // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.