67% dos venezuelanos avalia negativamente a situação económica da Venezuela

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 18 jun (Lusa) -- A situação económica da Venezuela é avaliada negativamente por 67% da população, referem os dados de uma sondagem realizada pela empresa Keller & Associados, que sublinha uma perceção cada vez mais negativa dos venezuelanos.

A sondagem incidiu nas perceções dos cidadãos sobre o ambiente socioeconómico e político em geral, decorreu entre 09 e 24 de maio e abrangeu 1.200 cidadãos de 91% dos centro populacionais e possui uma margem de erro de 2,89%.

Para 50% dos entrevistados, a situação económica familiar é má ou muito má, enquanto os restantes 50% disseram ser boa ou regular.

Por outro lado, 60% dos entrevistados diz que é falsa a afirmação que "o socialismo converteu a Venezuela numa potência mundial" e 69% não concorda quando se afirma que a gestão governamental é positiva e que a economia está bem encaminhada.

Segundo a sondagem, 85% dos cidadãos não concorda que os preços dos produtos sejam fixados pelo Governo e 93% não aceita que o Executivo também determine os preços dos imóveis.

Por outro lado, 87% dos interrogados acredita que a existência de muitas empresas privadas é importante para o progresso dos venezuelanos.

Sobre os principais problemas dos empresários privados, 29% disse ser a falta de dólares para importações, 24% a falta de matérias-primas, 10% as expropriações, 8% o controlo dos preços, 8% a legislação laboral, 3% a descida obrigatória de preços, 2% falta de competência para importações e 1% absentismo laboral.

No entanto, um grupo de 8% dos empresários respondeu não ter qualquer problema.

Para combater a escassez de produtos no país, 67% recomenda mais facilidades no acesso a matérias-primas, 32% a dólares para importações, 29% aumentar as importações, 29% que o Estado pague as dívidas aos privados, 13% aumentar a duração do dia de trabalho, 10% sancionar o absentismo laboral, 10% proteger mais os trabalhadores e 2% reduzir o tempo de trabalho.

Segundo a sondagem, se fossem agendadas eleições presidenciais, 42% votaria no candidato a ser proposto pela coligação Mesa de Unidade Democrática, na oposição, e 35% pelo candidato do Partido Socialista Unido da Venezuela (o partido do Governo).

Já um independente recolhia 6% dos votos e 17% não manifestaram qualquer preferência ou não respondeu.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.