Maduro felicita Equador por não ceder a pressões dos EUA no caso Snowden

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 28 jun (Lusa) -- O Presidente da Venezuela felicitou, esta quinta-feira, o seu homólogo equatoriano por renunciar às tarifas aduaneiras preferenciais dos EUA e por ter advertido que não aceita pressões nem ameaças no âmbito do caso do ex-técnico da CIA Edward Snowden.

"Quero felicitar o Presidente [Rafael] Correa pela coragem que demonstrou no dia de hoje [quinta-feira] ao renunciar às tarifas aduaneiras preferenciais dos Estados Unidos que ameaçaram cortá-las caso concedesse asilo a Snowden", disse Nicolás Maduro, numa cerimónia no palácio presidencial de Miraflores.

O Presidente do Equador, Rafael Correa, revelou, esta quinta-feira, que Quito renunciou, de forma "unilateral e irrevogável" ao pacto, que lhe valia tarifas aduaneiras preferenciais, "perante a ameaça, insolência e prepotência" de determinados setores norte-americanos que exerceram pressão para o corte desses benefícios comerciais "devido ao caso Snowden".

"A nossa dignidade não tem preço", realçou Rafael Correa.

Edward Snowden, 30 anos, que permanece retido há dias no aeroporto de Moscovo, foi acusado pela justiça norte-americana de espionagem, após a divulgação de programas de espionagem em massa da Agência Nacional de Segurança (NSA).

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.