Risco extremo de exposição a raios UV no Funchal e muito alto no resto do país

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 jun (Lusa) -- O Funchal, na Madeira, apresenta hoje um "risco extremo" de exposição aos raios ultravioleta (UV), enquanto o resto do país está em risco "muito alto", informa o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O "risco extremo" assinalado pelo IPMA para o Funchal é o mais perigoso para a saúde, sendo aconselhado, por isso, que se evite "o mais possível a exposição ao Sol".

Também o "risco muito alto" de exposição à radiação ultravioleta ultrapassa os níveis de segurança, sendo recomendado que se utilize óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e se evite a exposição das crianças ao Sol.

De acordo com o instituto, "se a quantidade de radiação ultravioleta exceder os limites a partir dos quais os mecanismos de defesa, inerentes a cada espécie, se tornam ineficazes, poderão ser causados graves danos a nível biológico, facto que também se aplica ao organismo humano e em particular aos órgãos da pele e da visão".

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o "baixo" e o "extremo", sendo o máximo o 11.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente limpo e vento fraco a moderado no continente e céu nublado no Porto Santo e nas vertentes norte da Madeira até ao final da manhã.

Nos Açores, o céu estará nublado, com boas abertas em todas as ilhas, com vento moderado.

As temperaturas deverão chegar aos 32 graus Celsius no Porto, 34º em Lisboa, 28º em Faro, 25º no Funchal, 22º em Santa Cruz das Flores, Horta e Ponta Delgada e 21º em Angra do Heroísmo.

PMC // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".