Bélgica vence Argélia, com dois golos de suplentes na segunda parte

Bélgica vence Argélia, com dois golos de suplentes na segunda parte
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

A Bélgica venceu hoje o seu primeiro jogo no Mundial2014 de futebol, ao bater a Argélia por 2-1, com golos dos suplentes Marouane Fellaini e Dries Martens, no encontro inaugural do Grupo H.

Os africanos marcaram primeiro, aos 25 minutos, por Sofiane Feghouli, de grande penalidade, mas, após o intervalo, Fellaini restabeleceu a igualdade, aos 70, e Martens selou a vitória dos "diabos vermelhos", aos 80.

A formação belga venceu o seu primeiro jogo num Mundial desde 2002, já que falhara as últimas duas edições, enquanto a Argélia somou o sétimo jogo consecutivo sem ganhar (um empate e seis derrotas), o que não consegue desde a estreia, em 1982.

Um golo, de penalti, de Sofiane Feghouli (25 minutos) ameaçou fazer escândalo, mas o decisivo Marouane Fellaini (70), que mexeu no jogo belga quando entrou, e o também suplente Dries Mertens (80) consumaram a reviravolta da equipa que apenas “jogou” os últimos 25 minutos.

Recheada de estrelas das mais poderosas equipas do futebol Europeu, a equipa de Marc Wilmots fez muito pouco para confirmar o seu favoritismo, valendo-lhe o facto da Argélia ser uma equipa “curta”: aguerrida e numerosa a defender, praticamente inofensiva no ataque.

Os “diabos vermelhos” encararam o desafio com invulgar apatia, talvez convictos de que a sua superioridade seria, por si só, suficiente para ultrapassar o primeiro obstáculo no Brasil.

A Argélia, que teve o academista Halliche a titular, enquanto o sportinguista Slimani e o portista Chilas entraram no segundo tempo, não marcava um golo em fases finais há mais de 500 minutos.

O primeiro remate à baliza tardou 18 longos minutos e foi para Mahrez, com o futebolista africano a pegar mal na bola.

Com um meio campo reforçado frente a uma Bélgica quase parada e que insistia em furar pelo superpovoado centro do terreno, não foi difícil aos pupilos do bósnio Vahid Halilhodzić travar o praticamente inexistente ímpeto dos Europeus.

Num dos raros ataques das “raposas do deserto”, Feghouli foi agarrado por Vertonghen na área e o árbitro assinalou penalti, que o próprio extremo converteu.

Sem forçar o erro adversário, com exasperante falta de dinâmica ofensiva, os belgas nada mudaram, tirando o ir tentando os remates de meia distância, sem criar qualquer problema ao guarda-redes até ao intervalo: na melhor situação, Chadi (44 minutos), isolado por Hazard, rematou frouxo com o pé esquerdo.

O segundo tempo continuou a revelar uma Bélgica irreconhecível, embora algo mais assertiva no ataque, ainda assim sem criar situações de apuros para M’Bolhi, que brilhou aos 66 minutos, ao negar, com os pés, o golo ao suplente Origi, que seguia para a baliza – este lance despertou a equipa, tal como a decisiva entrada de Fellaini

O sportinguista Slimani (65 minutos) já estava em jogo quando Fellaini empatou, usando os seus 1,94 metros para “pentear” o cruzamento de De Bruyne na esquerda para o fundo das redes.

Os pupilos de Marc Wilmots ganharam novo alento em busca da vitória e consumaram a reviravolta aos 80 minutos, em contra-ataque concluído com “bomba” de Mertens, também entrado na segunda parte, materializando, no resultado, o claro favoritismo no jogo.

Rússia e Coreia do Sul disputam hoje o outro desafio do grupo.

Jogo no Estádio Governador Magalhães Pinto, em Belo Horizonte.

Bélgica – Argélia, 2-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Sofiane Feghouli, 25 minutos (grande penalidade).

1-1, Marouane Fellaini, 70.

2-1, Dries Mertens, 80.

Equipas:

- Bélgica: Courtois, Alderweireld, Van Buyten, Kompany, Vertonghen, Dembélé (Fellaini, 65), Witsel, De Bruyne, Chadli (Mertens, 46), Hazard e Lukaku (Origi, 58).

Treinador: Marc Wilmots.

- Argélia: M’Bolhi, Mostefa, Bougherra, Halliche, Ghoulam, Medjani (Ghilas, 84), Taider, Bentaleb, Feghouli, Mahrez (Lacen, 71) e Soudani (Slimani, 66).

Treinador: Vahid Halilhodzic.

Árbitro: Marco Rodriguez (México).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vertonghen (20) e Bentaleb (34).

Assistência: cerca de 56.800 espetadores.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.