Pelo menos dois mortos e sete feridos em atentado à bomba no sul da Tailândia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 28 jun (Lusa) -- Pelo menos duas pessoas morreram e outras sete ficaram feridas hoje na sequência da explosão de um engenho artesanal numa das conturbadas regiões de maioria muçulmana do sul da Tailândia, indicaram fontes policiais.

O ataque, que as autoridades atribuíram ao movimento separatista islâmico, ocorre às primeiras horas do dia no distrito de Nathawee, na província de Songkhla.

A bomba, escondida dentro de um motociclo, foi ativada através de controlo remoto, segundo indicam as primeiras investigações oficiais.

Este novo ataque ocorre depois da ronda de negociações de paz que o Governo iniciou, em março, com Frente Revolucionária Nacional e a Organização para a Libertação de Pattani -- dois dos grupos insurgentes --, para pôr fim ao conflito que já causou cerca de 5.400 mortos nos últimos nove anos.

Os ataques com armas ligeiras, homicídios e atentados com recurso a explosivos nas províncias de Pattani, Narathiwat e Yala, acontecem a um ritmo quase diário, não obstante o destacamento para a região de aproximadamente 40 mil efetivos das forças de segurança.

Os rebeldes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem o estabelecimento de um Estado islâmico que integre estas três províncias, que configuravam o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.