Estados Unidos surpreendem Gana com dois golos inesperados

Estados Unidos surpreendem Gana com dois golos inesperados
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

Com dois "golpes" inesperados, os Estados Unidos surpreenderam o Gana, que venceram por 2-1, em partida do Grupo G do Mundial2014 de futebol, disputada na segunda-feira, em Natal, Brasil.

Um golo ainda no decorrer do primeiro minuto e outro já sobre o final da partida, este sem que os norte-americanos tivessem mostrado capacidade para reagir ao empate registado pouco antes, permitiram a esta equipa igualar a Alemanha com três pontos na liderança do agrupamento de Portugal, apesar da maior intensidade e perigo que os ganeses colocaram na partida.

A vitória dos norte-americanos começou numa bela jogada de envolvimento no corredor esquerdo, com Dempsey a "investir" na iniciativa pessoal para entrar na área, de onde rematou sem hipótese para Adam Kwarasey.

Foi um arranque forte da equipa orientada pelo alemão Jurgen Klinsmann, que os ganeses só conseguiram "sacudir" à passagem do primeiro quarto de hora, com um par de iniciativas, pelas alas, de Asamoah Gyan e Christian Atsu (antigo jogador do FC Porto).

O ponta de lança Altidore, aos 19 minutos, voltou a criar perigo na área dos africanos, mas John Boye conseguiu suster o remate, oferecendo o corpo à bola.

Dois minutos depois, o avançado norte-americano sucumbiu a uma lesão muscular e teve que ser substituído, rendido por Johannsson.

A primeira situação de golo iminente do Gana foi protagonizada por Atsu, à entrada da meia-hora, quando rematou de pronto, da zona da meia-lua, mas a bola passou a centímetros dos postes de Tim Howard, que logo a seguir defendeu um potente remate de Asamoah Gyan.

O mesmo Atsu, já sob o intervalo, serviu bem Jordan Ayew, mas o ganês, já dentro da área, rematou fraco e à figura de Tim Howard.

A equipa africana reentrou mais espevitada, enquanto os Estados Unidos iam dando mostras de algum cansaço, algo que o selecionador ganês quis tirar partido, lançando em campo o avançado Kevin-Prince Boateng, do Schalke 04.

Resultado da pressão intensa, o Gana empatou a partida aos 82 minutos, após boa jogada de envolvimento na esquerda e uma combinação fatal com Asamoah Gyan, que tocou de calcanhar para Andre Awey, que rematou com sucesso.

A alegria ganesa durou quatro minutos, até ao momento em que o central Brooks, que entrou ao intervalo, fez o 2-1, na sequência de um canto na direita do seu ataque, com uma cabeçada de cima para baixo.

 

Jogo no Estádio das Dunas, Natal, Brasil.

Gana - Estados Unidos, 1-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Dempsey, 01 minuto.

1-1, Andre Ayew, 82.

1-2, Brooks, 86.

 

Equipas:

- Gana: Adam Kwarasey, Daniel Opare, Kwadwo Asamoah, Jonathan Mensah, John Boye, Rabiu Mohammed (Essien, 71), Christian Atsu (Adomah, 78), Sulley Muntari, Jordan Ayew (Kevin-Prince Boateng, 59), Asamoah Gyan e Andre Ayew.

Selecionador: James Happia.

- Estados Unidos: Tim Howard, Johnson, Besler (John Brooks, 46), Cameron, Beasley, Bedoya (Zusi, 77), Beckerman, Jermaine Jones, Bradley, Dempsey e Altidore (Johannsson, 23).

Selecionador: Jurgen Klinsmann.

 

Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Rabiu Mohammed (30) e Muntari (90+1).

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.