CDU/Porto pede que requalificação do bairro do Lagarteiro seja finalizada

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 19 mai (Lusa) -- O candidato da CDU à Câmara Municipal do Porto, Pedro Carvalho, exigiu hoje que a requalificação do bairro do Lagarteiro seja terminada, considerando "inadmissível" que 40% do projeto esteja por completar.

Em comunicado enviado após visita ao bairro situado na zona de Campanhã, a Coligação Democrática Unitária (CDU) recordou que "a suspensão de maio do ano passado deixou por requalificar cinco dos 13 blocos do bairro, uma situação injustificável e discriminatória para os moradores do Lagarteiro", que, acrescenta, viram as suas rendas aumentadas "substancialmente".

Por esse motivo, Pedro Carvalho vai levar a situação do Lagarteiro à próxima reunião da Câmara Municipal do Porto e o deputado Honório Novo vai questionar o Governo na Assembleia da República.

"A CDU alerta, que não obstante de exigir que o IHRU [Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana] cumpra todos os compromissos assumidos com o município do Porto, os moradores não podem ser prejudicados, devendo a requalificação avançar, lembrando a margem existente a nível orçamental", referindo-se a um saldo de gestão de 16,4 milhões de euros e a 10 milhões de encaixe relativos à "redução do capital social da Águas do Porto".

A CDU acusa, ainda, o Governo -- através do IHRU - de se "desresponsabilizar no âmbito dos bairros da sua propriedade", mas também no caso dos protocolos existentes para com a autarquia, exemplificando com os bairros de S. Tomé e do Lagarteiro.

TDI // NS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem de 68 anos atropelado por um trator em Mirandela

Um homem de 68 anos foi atropelado por um trator, na manhã desta quarta-feira, na freguesia de Alvites no concelho de Mirandela, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Trás-os-Montes.

Homem detido devido a "queima não autorizada" que provocou incêndio florestal em Vila do Conde

Um homem de 65 anos de idade foi detido, esta segunda-feira, em Vila do Conde por incêndio florestal, comunicou a Guarda Nacional Republicana (GNR) em comunicado enviado às redações.