Descontentes com falta de médicos em Mozelos, Feira, também criticam Junta

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 16 jun (Lusa) - Os utentes que hoje se manifestaram contra a falta de médicos no Centro de Saúde de Mozelos, na Feira, criticam a Junta de Freguesia por estar "mais interessada na política do que nos interesses do povo".

Maria Ribeiro, porta-voz dos cerca de 100 manifestantes, afirma que José Carlos Silva, que preside à Junta como sucessor do único clínico atualmente em funções no Centro de Saúde, "está mais preocupado com o médico, que é amigo dele da política, do que em resolver os problemas do povo".

José Carlos Silva rejeita as acusações e esclarece que age em boa-fé: "Eu tenho uma carta da ARS Norte [Administração Regional de Saúde] a anunciar dois médicos novos para o centro de saúde na primeira quinzena de junho e, por princípio, a gente tem que acreditar no que nos dizem".

Considerando que os referidos clínicos não entraram ao serviço hoje de manhã, como foi anunciado, o presidente da Junta diz que só agora teve efetivas "razões para duvidar" do que lhe foi prometido. Ainda durante a manhã, já procurou obter um esclarecimento sobre a situação por parte da ARS, mas informa que "está-se sempre a ligar para lá e eles não respondem".

José Carlos Silva admite, por isso, a necessidade de recorrer a novas formas de protesto: "Vou a Lisboa as vezes que forem precisas para resolver isto, porque, embora as pessoas possam mudar de centro de saúde quando quiserem, preocupa-me a situação dos mais carenciados e debilitados fisicamente, que não terão condições para o fazer com a mesma facilidade".

Domingos Espírito Santo, utente e ex-autarca, não acredita nessas intenções. "Isso é tudo mentira", argumenta. "Eu fiz parte da Assembleia de Freguesia, andamos lá com este problema há muitos anos e, se a Junta realmente quisesse, isto já estava resolvido há muito".

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).