Protestos em Centro de Saúde de Mozelos, Feira, por falta dos médicos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Os dois novos médicos anunciados para o Centro de Saúde de Mozelos, na Feira, não entraram hoje ao serviço, o que motivou o protesto dos cerca de 100 populares que aí se encontravam para se certificarem da sua chegada.

As críticas ao funcionamento da unidade arrastam-se há dois anos e tiveram o seu ponto alto durante a manifestação da semana passada, em que a população criticou que só haja um médico para os cerca de 5.000 utentes da freguesia.

A acusação é da porta-voz dos manifestantes, Maria Ribeiro, que realça que esse médico e ex-autarca, Jorge Ferreira, "até ia hoje de férias sem se preocupar com ninguém e só ficou a trabalhar porque o atual presidente da Junta lhe pediu para ficar".

"Estes médicos não são humanos", defende a protestante. "Não têm amor ao próximo, só pensam em política e em dinheiro, e deixam-nos nesta agonia, sem se preocuparem com ninguém", acrescenta.

As situações que motivam críticas ao médico são várias. Irene Amorim conta que já teve duas tromboses e precisa de fisioterapia à coluna, mas continua sem tratamentos marcados e, quando disse ao médico que a medicação receitada pelo hospital lhe estava a fazer mal, "ele não quis saber".

Lúcia Ribeiro, por sua vez, relata o caso de um utente que, precisando de medicação urgente para as dores na coluna e não a obtendo no centro de saúde, "chegou a um ponto em que já não aguentava mais, teve que dar 50 euros para comprar o medicamento na farmácia sem receita e agora anda a viver de esmola".

Ana Paula Pereira tem cancro da mama, diabetes também e diz: "Estou há oito dias sem tomar medicação porque ninguém ma passa. Como é que o médico passa receita a um e não passa aos outros?".

Olinda Castro teve um AVC há 13 anos, está com o colesterol em 270, tem 70% da veia carótida obstruída e precisava de lhe fazer o exame anual em maio, mas continua à espera da credencial para o realizar a um laboratório próprio. "Estou desempregada e não posso pagar o exame por fora", revela. "Portanto um dia destes morro e pronto! Sou mais uma", desabafa.

Alzira Santos defende que todo o comportamento do médico é "uma vergonha". "Basta ver o horário de trabalho dele no computador e vê-se que ele não faz sequer oito horas por semana", afirma. "Chega às 08:00, às 09:00 vai-se embora para trabalhar nas fábricas e não atende ninguém só porque não quer", garante.

"Foi ele o culpado disto tudo e anda a ver se nos obriga a ir para a clínica dele", acrescenta a mesma utente.

Contactado pela Lusa através da rececionista do Centro de Saúde, Jorge Ferreira mandou dizer que "não tem nada a declarar".

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.