Inglaterra e Itália em duelo de campeões mundiais ao terceiro dia do Mundial2014

Inglaterra e Itália em duelo de campeões mundiais ao terceiro dia do Mundial2014
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

A Inglaterra e a Itália protagonizam hoje um choque de titãs, que opõe dois campeões mundiais de futebol, no Grupo D do Mundial2014, no terceiro dia da competição, que conta com mais três encontros.

Não obstante o peso da história, as duas seleções não surgem num primeiro patamar de favoritos, sobretudo a Inglaterra há muito arredada do "top" mundial a nível de seleções, mas a Itália, com o seu estatuto de tetracampeã mundial, é sempre uma equipa perigosa, matreira e cinicamente eficaz.

Neste embate específico tem de lhe ser tributado algum favoritismo face à seleção inglesa, não só pela consistência defensiva e cultura tática que caracteriza as equipas italianas, mas também pela classe e experiência do Andrea Pirlo e pelo talento do "enfant terrible" Balotelli, capaz de desequilibrar uma partida num lance de inspiração.

A terceira jornada do Mundial engloba ainda outro jogo do Grupo D, entre o Uruguai, que vai discutir com os dois colossos europeus uma das duas vagas para os oitavos de final, e a Costa Rica, partida em qualquer outro resultado que não o triunfo dos sul-americanos será uma grande surpresa.

De resto, o Uruguai, campeão do Mundo em 1930 e 1950, surge como um "outsider" do Mundial2014, que pode surpreender as seleções historicamente mais cotadas, com um ataque poderoso que conta com os avançados Luiz Suárez e Edinson Cavani, cuja capacidade mete respeito a qualquer adversário.

Disputam-se ainda dois jogos do Grupo C, um dos mais equilibrados da competição, o Colômbia-Grécia e o Costa do Marfim-Japão, cujos resultados se afiguram difíceis de prever.

A Colômbia tem uma das suas melhores gerações, mas a Grécia, comandada pelo português Fernando Santos, é uma equipa fria, que defende muito bem e que joga em contra-ataque, enquanto a Costa do Marfim apresenta argumentos muito superiores em termos de individualidades, mas não tem o rigor, a disciplina tática e a tenacidade dos nipónicos.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.