Holanda goleia após reviravolta frente à campeã do Mundo Espanha

Holanda goleia após reviravolta frente à campeã do Mundo Espanha
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

 A seleção holandesa goleou hoje a Espanha por 5-1, após ter estado a perder frente à campeã do Mundo e bicampeã europeia, na primeira jornada do Grupo B do Campeonato do Mundo de futebol de 2014.

Em Salvador, na reedição da final do Mundial2010, a Espanha foi a primeira a marcar, por Xabi Alonso, aos 27 minutos, na conversão de uma grande penalidade, mas a Holanda empatou ainda na primeira parte, por intermédio de Robin van Persie, aos 44.

Na segunda parte, Arjen Robben, aos 53 e 80, Stefan de Vrij, aos 64, e novamente Van Persie, aos 72, assinaram a "vingança" holandesa da final sul-africana, que isolou a formação "laranja" na liderança do Grupo B, aguardando o resultado do embate entre Chile e Austrália, marcado para as 18:00 em Cuiabá (23:00 em Lisboa).

Os espanhóis até marcaram primeiro, num penálti, que nem era, de Xabi Alonso, aos 27 minutos, mas, depois de falharem o 2-0, foram completamente dominados pelos vice-campeões em título, que, assim, ”vingaram” o desaire sofrido na final de 2010.

Van Persie, aos 44 e 72 minutos, Robben, aos 53 e 80, e Stefan De Vrij, aos 64, selaram a “monstruosa” goleada, num jogo em que também brilhou intensamente o lateral esquerdo Daley Blind, autor das assistências para os primeiros dois golos.

A formação comandada por Louis van Gaal deu, assim, um passo imenso rumo aos “oitavos”, enquanto os espanhóis entraram, em termos pontuais, como há quatro anos (1-0 com a Suíça, com um golo do antigo jogador do Sporting Gelson Fernandes). Depois venceram seis jogos e chegaram ao seu primeiro título mundial.

O encontro começou muito morno, muito tático, com o primeiro momento de registo, aos oito minutos, a ser logo uma grande oportunidade, com Robben, excelente, a isolar Sneijder, que, no entanto, perdeu no “um contra um” com Casillas.

A Holanda deu o mote e a Espanha, com mais passes longos e menos “tiki taka” do que era habitual, respondeu, várias vezes, mas nenhuma vez com grande perigo, por Iniesta (10 minutos), Diego Costa (13 e 18), David Silva (20) e Sérgio Ramos (23).

Mas, aos 27 minutos, os espanhóis conseguiram mesmo marcar, após uma grande penalidade “arrancada” por Diego Costa, que deixou ficar o pé e promoveu o contacto com De Vrij, enganando o árbitro italiano Nicola Rizzoli. Na conversão, Xabi Alonso não perdoou.

Em vantagem, a Espanha passou a ter mais a bola e a controlar mais o jogo e, aos 43 minutos, quase chegou ao segundo, por Silva, que não conseguiu fazer o “chapéu” a Cillessen, depois de uma assistência magistral de Iniesta.

Os campeões mundiais falharam o 2-0 e, na jogada seguinte, aos 44 minutos, os “vice” chegaram à igualdade, num golo monumental de Van Persie, num cabeceamento perfeito, de mergulho, depois de um grande passe do lateral esquerdo Blind.

A segunda parte só deu “laranja”, logo desde início, mais precisamente dos 53 minutos, quando Blind efetuou mais uma assistência perfeita, desta vez para Robben, que ganhou a Piqué e Ramos e “fuzilou” Casillas de pé esquerdo.

Não se podia antever, ainda assim, o que veio a seguir, uma “avalancha” da Holanda, com Van Persie a acertar na barra aos 60 minutos e, aos 63, a carregar Casillas, permitindo a De Vrij marcar o terceiro dos holandeses, após um canto.

Com a Espanha sem perceber bem o que lhe estava a acontecer, perdida, a formação holandesa aumentou a vantagem aos 72 minutos, altura em que Van Persie “bisou”, aproveitando uma falha monumental de Casillas, após um atraso de Ramos.

O “vendaval” Holanda prosseguiu aos 80 minutos, com Robben a ganhar em corrida a Sérgio Ramos, a “cavalgar” para a baliza espanhola e, com toda a classe do Mundo, a apontar o inacreditável quinto tento do “onze” de Van Gaal.

Até ao final, a “sova” ainda podia ter sido maior, valeu aos espanhóis algum individualismo dos holandeses, sendo que Fernando Torres também poderia ter reduzido para os campeões do Mundo e bicampeões europeus.

Jogo na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Espanha – Holanda, 1-5.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

1-0, Xabi Alonso, 27 minutos (grande penalidade).

1-1, Robin van Persie, 44.

1-2, Arjen Robben, 53.

1-3, Stefan De Vrij, 64.

1-4, Robin van Persie, 72.

1-5, Arjen Robben, 80.

Equipas:

- Espanha: Casillas, Azpilicueta, Piqué, Sérgio Ramos, Jordi Alba, Busquets, Xabi Alonso (Pedro Rodriguez, 63), Xavi, Iniesta, David Silva (Cesc Fabregas, 78) e Diego Costa (Fernando Torres, 63).

Selecionador: Vicente Del Bosque.

- Holanda: Cillessen, Vlaar, De Vrij (Veltman, 77), Martins Indi, Janmaat, De Jong, De Guzman (Wijnaldum, 62), Blind, Sneijder, Robben e Van Persie (Lens, 79).

Selecionador: Louis van Gaal.

Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para De Guzman (25), De Vrijn (41), Casillas (65) e Van Persie (66).

Assistência: Cerca de 48.000 espetadores.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.