PCP acusa Câmara de Viseu de atentado paisagístico no Mercado 2 de Maio

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 13 jun (Lusa) - A Comissão Concelhia de Viseu do PCP acusou hoje a Câmara de Viseu de estar a levar a cabo um "atentado paisagístico e cultural" no mercado 2 de Maio, onde foi arrancada uma magnólia e instalado um carrossel.

"É inacreditável o que a Câmara Municipal de Viseu está a fazer no Mercado 2 de Maio. Num ato de total insensibilidade cultural e estética, de despudorada falta de respeito pelo projeto arquitetónico do espaço e pelo seu autor, o arquiteto Siza Vieira, o executivo municipal está a instalar naquele local, depois de ter arrancado uma das magnólias, um carrossel de feira", apontou.

Em comunicado, o PCP de Viseu sublinhou que é de uma arrogância cultural sem limites destruir o que existe sem consultar o autor da obra, "enxertando um mamarracho intruso e pindérico, onde havia harmonia de formas, coerência de traço, beleza e arte".

"É como se, pressionado por uma qualquer modernidade sem substância, um 'iluminado' fizesse um grafite sobre o quadro da Mona Lisa, assassinando a sua originalidade e natureza", acrescentou.

Contactada pela Lusa, fonte da Câmara de Viseu esclareceu que estão a tentar revitalizar e reanimar o Mercado 2 de Maio, de forma a que se transforme numa verdadeira âncora social, económica e cultural do centro histórico da cidade.

"O desenvolvimento de uma agenda de eventos regulares na praça do Mercado 2 de Maio e a colocação de um carrossel são contributos para a realização deste objetivo e para a sua valorização social, entre outros que surgirão no futuro", salientou, refutando qualquer acusação de 'atentado', "na justa medida em que a identidade da praça é e será sempre um valor respeitado e salvaguardado".

No entanto, para a concelhia de Viseu do PCP, não é a instalação de um carrossel de feira que resolve o problema do comércio naquela zona, defendendo que o "atentado bárbaro" tem de ser imediatamente parado.

"Não é a existência do Mercado 2 de Maio que cria dificuldades ao comércio local. O problema está na proliferação de grandes e mega superfícies comerciais no concelho, licenciadas pela Câmara de Viseu e no empobrecimento generalizado da população, imposto pelo Governo PSD/CDS, no qual o atual presidente da Câmara foi secretário de Estado", realçou.

No documento, o PCP referiu ainda que se o executivo da Câmara de Viseu entende que faz falta um carrossel para as crianças da cidade, tem outros locais para o instalar.

Como exemplo, apontou o Parque Aquilino Ribeiro, que "tem vocação para equipamentos desta natureza" e "a vantagem dos adultos poderem passear livremente as suas crianças, usufruindo dos percursos e sombras existentes".

"Levando este original conceito de dinamização e animação à risca, não tarda nada o executivo manda colocar à porta do Museu Grão Vasco uma 'roulotte' de farturas e no Adro da Igreja da Misericórdia umas barracas de finos", ironizou.

CMM // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.