Info

Câmara do Porto vai atribuir Medalha de Honra da Cidade a Rui Rio

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Porto, 13 jun (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, pretende entregar em julho ao seu antecessor, Rui Rio, a Medalha de Honra da Cidade, a mais alta condecoração do município reservada a quem tenha prestado serviços de excecional relevância.

A entrega desta condecoração a Rui Rio será feita numa sessão que este ano estará associada "ao desembarque das forças libertadoras de D. Pedro", ocorrido a 08 de julho de 1832, refere Rui Moreira na proposta de atribuição de medalhas da cidade a 25 personalidades e instituições que leva na terça-feira à reunião pública do executivo, a que a Lusa teve hoje acesso.

Fonte da Câmara do Porto adiantou hoje à Lusa que esta cerimónia terá lugar no dia 09 de julho.

Além do social-democrata Rui Rio, que liderou o município durante três mandatos, a Câmara do Porto pretende também atribuir a medalha de Honra da Cidade ao escritor Vasco Graça Moura (a título póstumo) e ao alfaiate Gilles Zeitoun, que na Baixa da cidade, em 2009, instalou um ateliê para a criação e produção de alta-costura.

De acordo com o regulamento municipal, a Medalha de Honra da Cidade destina-se a "galardoar quem tenha prestado ao Porto serviços ou concedido benefícios de excecional relevância ou se tenha distinguido, pelo seu valor, em qualquer ramo da atividade humana".

Rui Moreira vai também propor ao executivo a atribuição da Medalha de Mérito a 14 personalidades e duas instituições.

O arquiteto Alcino Soutinho, o antigo vereador da autarquia e treinador de futebol Hernâni Gonçalves e o fundador do CDS João Porto serão agraciados com esta medalha de Mérito a título póstumo. Nesta lista de personalidades constam também, entre outros, os presidentes dos conselhos de administração dos hospitais de S. João e Santo António, António Ferreira e Sollari Allegro.

Rui Moreira propõe ainda a atribuição da medalha de Valor e Altruísmo à Irmandade dos Clérigos e ao frei Bernardo Domingues, bem como a atribuição da Medalha de Bons Serviços grau Ouro aos comandantes da Polícia Municipal e Sapadores Bombeiros, estando reservada a Medalha de Valor Desportivo a João Trigo, presidente do Rosário Vólei, projeto desportivo do Colégio Nossa Senhora do Rosário, que dirige, e que "tem ganho enorme notoriedade nos últimos anos".

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Mulher retirada sem vida no rio Tâmega em Amarante

Uma mulher aparentando 50 anos foi resgatada hoje sem vida de um troço do rio Tâmega, em Amarante, disse à agência Lusa fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Homem morre em “acidente no recinto das obras” no Teatro Jordão em Guimarães

Um homem morreu esta manhã num "acidente no recinto das obras de requalificação" do Teatro Jordão, em Guimarães, tendo o óbito sido declarado no local "depois de manobras" de reanimação, disse à Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários.

Homem detido em Paços de Ferreira por ameaçar de morte esposa e vizinhos

Um homem de 77 anos foi detido em Paços de Ferreira, depois de ter ameaçado de morte a mulher e uma família de vizinhos, incluindo crianças. A mulher foi protegida pelos vizinhos que conseguiram reter o agressor armado com uma caçadeira até à chegada dos militares da GNR.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.