Tribunal de Famalicão condenou gerente de supermercado que atropelou 2 grevistas

| Norte
Porto Canal / Agências

Famalicão, 26 jun (Lusa) -- O Tribunal de Famalicão condenou a três anos de prisão, com pena suspensa, o antigo administrador do supermercado Intermarché em Calendário, Famalicão, pelo atropelamento de duas dirigentes sindicais que integravam um piquete de greve, em novembro de 2010.

Segundo a decisão, a que a Lusa hoje teve acesso, o arguido, Alfredo Guimarães, foi condenado por dois crimes de ofensas à integridade física qualificadas e por um crime de detenção de arma proibida.

A suspensão da pena prisão fica condicionada ao pagamento, por parte do arguido e no prazo de um ano, a entregar a associações de bombeiros de Famalicão a quantia de 1500 euros.

Os factos remontam a 24 de novembro de 2010, dia de greve geral, quando um piquete de greve se encontrava à entrada do parque exterior daquele supermercado.

Segundo o tribunal, o então administrador da superfície comercial, que surgiu ao volante de um automóvel "de grande porte" e a uma "velocidade excessiva para o local", apontou o veículo na direção do piquete e atingiu duas sindicalistas.

Estas tiveram de receber assistência hospitalar, sofrendo lesões que determinaram quatro dias de doença para uma e 155 para a outra.

Segundo o tribunal, o arguido atuou "de forma desleal e traiçoeira, com cobardia e desumanidade" e ainda com "desprezo" pelas vítimas.

O arguido era ainda acusado de ter ameaçado com uma arma de fogo outros dois elementos do piquete de greve com quem entretanto se envolvera em agressões, mas o tribunal desvalorizou aquela conduta, admitindo que terá sido apenas o meio que encontrou para resguardar a sua integridade física.

O arguido acabou detido pela PSP, que lhe apreendeu ainda a arma de fogo, de calibre 6,35 milímetros, que tinha em seu poder, sem ser possuidor da respetiva licença.

O arguido já tinha sido condenado num outro processo por detenção ilegal de arma.

Para a União de Sindicatos de Braga, com a condenação agora aplicada pelo Tribunal de Famalicão "foi feita justiça e reposta a legalidade".

"Serve o exemplo para patrões que, com estas atitudes, demonstram não saber viver em democracia", acrescentou.

Por causa daqueles incidentes, a seguradora do veículo em que seguia o arguido tem de pagar indemnizações que ascendem a mais de 16.500 euros, acrescidas de juros, às duas sindicalistas.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.