Antigo quiosque transformado em espaço de dinamização do centro de Vila Real

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 26 jun (Lusa) -- A Câmara de Vila Real inaugura na sexta-feira a Casinha do Cabo da Vila, que transformou um antigo quiosque num espaço de venda de produtos artesanais e de informação turística e quer dinamizar o centro histórico.

Esta iniciativa conta ainda com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Vila Real (ACIVR) e a Associação de Apoio à Vítima (APAV).

Serão os voluntários da APAV que vão dinamizar a Casinha do Cabo da Vila, que estará aberta entre as 16:00 e as 19:30 e onde estará disponível informação sobre o concelho de Vila Real e artesanato para venda.

O objetivo é, segundo o vice-presidente da autarquia, Domingos Madeira Pinto, dar uma nova dinâmica ao centro histórico da cidade, que está a ser afetado pelo encerramento de estabelecimentos comerciais.

"É mais um ponto turístico, uma âncora para esta zona", afirmou o autarca.

O projeto recupera um antigo e tradicional quiosque, um pequeno local onde eram vendidos jornais e revistas e que fechou já vários anos, e instala ali produtos de 'merchandising' de Vila Real como o linho de Agarez, peças de barro negro de Bisalhães, canecas, camisolas ou postais referentes a esta região.

Para além de informação sobre os pontos turísticos e monumentos do concelho, vai ainda estar disponível informação sobre a vitela maronesa, que é produzida na região e só é vendida em estabelecimentos, restaurantes e talhos, certificados pela Associação de Criadores do Maronês.

As receitas vão reverter a favor da APAV.

O presidente da ACIVR, José Ricardo Fonseca, acredita que esta iniciativa vai ajudar a "atrair mais pessoas para o centro histórico e promover a cidade".

O responsável mostrou-se preocupado com o encerramento de estabelecimentos comerciais.

"No ano passado encerraram 16 lojas no centro histórico. Infelizmente este ano prevê-se que encerrem outras tantas, o que é mau para a cidade, nomeadamente em termos de empregabilidade", sublinhou.

A taxa de desemprego atinge 14,5% da população ativa do concelho.

Apesar dos números negativos, José Ricardo Fonseca, disse que acredita que ainda "se pode fazer alguma coisa" para inverter esta situação, nomeadamente através de iniciativas como a Casinha do Cabo da Vila.

Segundo Madeira Pinto, todas as terças e quintas-feiras haverá ainda animação no espaço exterior do quiosque, com iniciativas que podem ir desde a apresentação de um vinho, de um livro, uma passagem de modelos, uma atuação do conservatório de música ou uma aula de 'fitness'.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.