Guimarães revisita e celebra a CEC com dezenas de eventos

| Norte
Porto Canal / Agências

Guimarães, 26 jun (Lusa) - Guimarães vai revisitar e celebrar, até 7 de julho, os momentos mais marcantes da Capital Europeia da Cultura (CEC), com dezenas de eventos, em que o cinema ocupa um lugar de destaque, foi hoje anunciado.

Segundo Carlos Martins, diretor executivo de Guimarães 2012, no campo do cinema o destaque vai para a estreia nacional, a 30 de junho, do filme 3X3D, de Edgar Pera, Peter Greenaway e Jean-Luc Godard. A estreia mundial deste filme aconteceu no Festival de Cannes.

Ainda na área do cinema, esta revisitação da CEC ficará ainda marcada pela apresentação de obras de vários jovens realizadores portugueses.

A recriação da "Noite Branca", a 6 de julho, a apresentação de cinco documentários sobre os bastidores da CEC, a edição do Guia de Guimarães e uma exposição de José de Guimarães são outros destaques do programa.

Serão ainda apresentados mais de 30 livros, um dos quais, intitulado "Cidade de Criação", compila o que foi a CEC 2012.

Do programa, faz também parte uma conferência internacional dedicada às políticas públicas culturais e a apresentação do estudo de impacto económico e social da CEC, coordenado pela Universidade do Minho.

Ainda no rescaldo da CEC, a Plataforma da Música vai promover vários concertos, que arrancam com o brasileiro Tom Zé (12 de julho) e com Deolinda (13), prosseguindo a 19 e 20 com fado, com António Zambujo e Carminho, respetivamente.

Em inícios de agosto, a Plataforma terá "um link" para as festas da cidade, apresentando os The Gift, os Azeitonas e a banda da casa "Fragmentos".

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.