A indústria chinesa já ganhou

A indústria chinesa já ganhou
| Mundial 2014
Porto Canal

Para grande desgosto dos seus adeptos, a seleção chinesa de futebol voltou a falhar a qualificação para a fase final do Mundial, mas, em muitos aspetos, a China já ganhou a competição que começa na quinta-feira no Brasil.

Além da "Brazuca", a bola oficial, fabricada em Shenzhen, uma zona económica especial adjacente a Hong Kong, também a mascote do Mundial2014, o "Fuleco", é "made in China".

"Embora a China tenha falhado a qualificação para a grande festa global do futebol, a marca do país está presente na maioria dos acessórios e recordações do Mundial disponíveis no Brasil", realçou hoje o China Daily.

O jornal não se referia apenas à Yingli Solar, um dos oito patrocinadores do Mundial e o único da área da energia selecionado pela FIFA: milhões de bandeiras, cachecóis, cabeleiras e outros produtos que irão colorir as bancadas dos estádios brasileiros foram igualmente fabricados na China.

No plano desportivo, porém, o futebol chinês continua muito aquém do nível já atingido por alguns países asiáticos, e em particular a Coreia do Sul e o Japão.

A única vez que a China participou na fase final de um Mundial foi em 2002, quando aqueles dois países organizaram a competição, e com resultados pouco animadores: perdeu os três jogos que disputou e não marcou um único golo.

Cerca de dez anos depois, a Associação Chinesa de Futebol contratou o espanhol José António Camacho para orientar a seleção do país, mas como nos Mundiais de 2006 e 2010, a China não conseguiu qualificar-se.

Em junho de 2013, a derrota em casa frente à Tailândia por 5-1 suscitou quase um motim entre os adeptos e Camacho foi afastado.

No “ranking” da FIFA, a China ocupa atualmente o 103.º lugar, contrastando com a crescente popularidade da modalidade entre a população chinesa.

O próprio presidente Xi Jinping, o novo secretário-geral do Partido Comunista Chinês, o cargo político mais importante na China, é referido na imprensa oficial como sendo um adepto de futebol e no mês passado, quando recebeu em Pequim o homólogo português, Cavaco Silva, falou-lhe de "C Luo" (Cristiano Ronaldo, em chinês).

Apesar da diferença horária, a Televisão Central da China (CCTV) transmitirá em direto os jogos do Mundial2014: o jogo inaugural, por exemplo, começará às 04:00 (hora de Pequim).

E como mais de 500 milhões de chineses (cerca de 80% da população online do país) acedem à internet através de dispositivos móveis, a CCTV criou uma aplicação para ver o Mundial em qualquer “smartphone”.

Antes de o PCC ter adotado a política de "Reforma Económica e Abertura ao Exterior", no final da década de 1970, a República Popular da China não estava sequer filiada na FIFA e a televisão era um artigo de luxo.

A profissionalização do futebol chinês é ainda mais recente: começou apenas em 1993, depois de o PCC se converter à "economia de mercado socialista".

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