'Troika' deixa cair meta de redução de 50% dos contratos a prazo no Estado

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 jun (Lusa) - A meta de redução de 50% dos contratados a prazo no Estado caiu do memorando da 'troika' revisto na sétima revisão, depois do Ministério das Finanças ter admitido numa nota interna que a concretização da medida podia estar em causa.

No memorando de entendimento divulgado na sexta avaliação do programa, com a data de janeiro deste ano, estava incluída a especificação da percentagem da redução do número de trabalhadores com contratos a termo certo no Estado durante o ano de 2013, nos 50%.

No entanto, no memorando revisto na sétima avaliação hoje divulgado pela Comissão Europeia esta percentagem desaparece do acordo entre os credores (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) e Portugal.

Nas metas a cumprir este ano está apenas a "redução dos contratados a termo certo, em particulares nos subsetores com excessivo emprego".

Numa nota interna do Ministério das Finanças a que a Agência Lusa teve acesso, publicada há cerca de uma semana, as Finanças pediam aos serviços "particular atenção" para a redução de contratados no Estado, admitindo que a meta de 50% inscrita no Orçamento do Estado (OE) para 2013 podia estar em causa.

Na nota que servia de base às reuniões com os sindicatos no dia 17, o Governo admitia que em matéria de pessoal, foi detetada "uma evolução da redução do número de trabalhadores que pode implicar o incumprimento das metas estabelecidas no artigo 59.º da LOE [Orçamento do Estado] para 2013".

"Tendo em vista a necessidade de concretização daquele objetivo e considerando os instrumentos agora disponibilizados, deve ser dada particular atenção por cada uma das tutelas à execução de medidas que visem o seu cumprimento", refere o Ministério de Vítor Gaspar.

O OE para 2013 obriga até 31 de dezembro deste ano à redução, no mínimo, em 50% dos contratados a termo na função pública.

NM/ND // VC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Parlamento aprova audição urgente do ministro das Finanças sobre IRS

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira a audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a propósito da polémica em torno da baixa do IRS.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".