Guimarães2012: CEC "deu lucro" ao Estado - diretor executivo

| Norte
Porto Canal / Agências

Guimarães, 26 jun (Lusa) - A Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura (CEC) "deu lucro" ao Estado português, já que só em contribuições e impostos pagou 28 milhões de euros, mais do que o dinheiro público investido no evento, foi hoje anunciado.

Segundo Carlos Martins, diretor executivo da Guimarães 2012, o Estado terá investido diretamente na CEC entre 25 a 27 milhões de euros.

"O investimento do Estado português na CEC é mais do que devolvido só em impostos", sublinhou.

Disse ainda que aos 28 milhões de euros em IRS, IRC e Segurança Social que a CEC pagou ao Estado é preciso acrescentar "todo o outro impacto" que o evento teve na economia e no turismo, também com reflexos positivos nos cofres públicos.

Tudo somado, Carlos Martins considera que o Estado terá recebido três ou quatro vezes mais do que o que investiu na CEC.

"Se é que se pode pôr as coisas assim -- porque, na verdade, não se pode - a CEC deu lucro ao Estado português. Numa altura em que se fala tanto da importância e do valor do investimento na cultura, o que se pode dizer é que foi bom para a economia, para o Estado português, para o Orçamento do Estado a CEC ter acontecido em Guimarães", acrescentou.

Destacou ainda os 2.100 empregos assegurados pela CEC em 2012.

Aqueles empregos traduzem-se em "ocupações profissionais de duração anual ou equivalente", que constituem a métrica usada para eventos efémeros.

No entanto, admitiu não ter saber quantos daqueles empregos ainda subsistem atualmente, após o fim da CEC.

"A CEC teve um impacto económico e social muito positivo", frisou.

Os números oficiais deste impacto serão divulgados a 4 de julho, em conferência de imprensa, onde será apresentado o estudo feito pela Universidade do Minho.

Carlos Martins enfatizou ainda o facto de a CEC ter sido concretizada "abaixo dos orçamentos previstos e dentro dos prazos previstos"

"Isto pode não ser notícia, mas ficamos muito orgulhosos por esta não notícia que estamos a dar hoje", afirmou.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.