Bandeiras de Portugal expressam portuguesismo na Venezuela

Bandeiras de Portugal expressam portuguesismo na Venezuela
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

Um importante número de luso-venezuelanos radicados na cidade de colocaram hoje pequenas bandeiras de Portugal nas suas viaturas, como uma maneira de expressar o portuguesismo, quando faltam poucas horas para o Mundial2014 de futebol.

"O Mundial está prestes a começar, ainda faltam alguns dias para o primeiro jogo em que participará Portugal, mas não pude conter a emoção e por isso coloquei uma bandeira no carro, para expressar o meu portuguesismo, o orgulho e a vontade que tenho de ver bem alto a equipa portuguesa", disse à agência Lusa um luso-descendente.

Descendente de madeirenses e empregado de um restaurante, Francisco Martins frisou ainda que "não há como explicar o que se sente ao ver a bandeira portuguesa vibrar com a brisa enquanto o carro avança".

O luso-descendente disse ainda que tem vários amigos que "colocaram duas e três bandeiras", depois de fazerem "uma seleção das equipas por quem vão torcer durante o mundial", mas ele só tem uma, a portuguesa.

"Eu não, eu só tenho uma equipa, a de Portugal, mesmo que a Venezuela também participasse a seleção seria a mesma", frisou, manifestando acreditar que "os portugueses vão ser dos que melhor vão jogar neste Mundial".

Há vários dias com uma bandeira de Portugal no carro, Margarida Gonçalves esteve hoje num supermercado de Chacaíto (leste de Caracas), onde fez compras com um lenço vermelho e verde enrolado no pescoço.

"Este é o momento ideal para que os descendentes de lusitanos expressem o quão orgulhoso estamos das nossas raízes, do legado dos nossos país e de uma herança cultural que nos é própria, que faz parte da nossa história", disse à agência Lusa.

Recusando-se a avançar com prognósticos, a também luso-descendente frisou acreditar que "Portugal vai dar o seu melhor" no Mundial2014.

Em Caracas, vários portugueses colocaram também pequenas bandeiras de Portugal à entrada de estabelecimentos comerciais e restaurantes, em Las Mercedes, Chacao e La Candelária, entre outras.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.