Equador pode levar algum tempo a decidir sobre Snowden, diz ministro Patiño

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kuala Lumpur, 26 jun (Lusa) - O Equador poderá levar semanas a decidir sobre o pedido de asilo de Edward Snowden, o informático que trabalhou para os serviços secretos norte-americanos e está atualmente em fuga, anunciou o chefe da diplomacia equatoriana, Ricardo Patiño.

Snowden, que fez revelações sobre um programa de vigilância global norte-americano embaraçosas para a administração de Barack Obama, está no aeroporto de Moscovo à espera de uma decisão.

"Levámos dois meses a decidir no caso Assange e não é de esperar que agora haja uma decisão mais cedo", afirmou Patiño, em declarações aos jornalistas na Malásia, referindo-se ao fundador do 'site' WikiLeaks, que também fez divulgações comprometedoras para Washington.

Julian Assange está há um ano na embaixada equatoriana em Londres sem que lhe seja dado um salvo-conduto para viajar para o Equador, que lhe concedeu asilo.

Snowden, que se refugiou em Hong Kong a 20 de maio, viajou para Moscovo no domingo e o Presidente russo, Vladimir Putin, confirmou, na terça-feira, que está numa zona de trânsito de um aeroporto moscovita à espera de seguir para outro destino.

Putin lembrou que a Rússia não tem um tratado de extradição com os Estados Unidos e recusou as acusações de Washington sobre o envolvimento de Moscovo na viagem que levou o ex-consultor de Hong Kong para a capital russa.

EO // MLL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.