Metropolitana faz hoje 22 anos com concertos no Centro Cultural de Belém

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jun (Lusa) - A Associação Música, Educação e Cultura (AMEC-Metropolitana) celebra hoje 22 anos, com um dia de concertos gratuitos, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, sob o lema "Uma Orquestra, Três Escolas".

Atuam, a partir das 14:00, diferentes formações da Metropolitana, da orquestra clássica aos ensembles, passando pela orquestra de sopros e a Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), que é o "cartão-de-visita" do projeto AMEC, disse à Lusa o seu diretor executivo, António Mega Ferreira.

O Duo de Percussões da Metropolitana, constituído por Agostinho Sequeira e Rodrigo Azevedo, tocam obras de Casey Cangelosi, Jacob TV e Robert Marino.

Das apresentações fazem parte as classes de piano e cravo, com Sofia Mariz, no terceiro andamento da Sonata n.º 11, de Mozart, Joana Braz, na "Valse ancienne", de Charles Hervé, e Victória Gonçalves, também em Hervé, com "Coelhinho branco" e "Tamborim".

Nesta apresentação participam mais 23 músicos, entre os quais Matilde Cristóvão, Margarida Almeida e Silva, André Milheiro, Guilherme Ferreira e Rita Patena Forte.

Alunos da Metropolitana protagonizam vários concertos de música de câmara e ainda um concerto pelo Coro da Metropolitana, com as orquestras Piccola, Juvenil, Clássica e da Casa Pia.

O programa inclui um concerto pela Orquestra Juvenil Metropolitana sob a direção de Jorge Camacho, em que serão interpretadas obras de Johann Christian Bach e Maurice Ravel.

A Orquestra Clássica Metropolitana e a Orquestra Académica Metropolitana, sob a direção do maestro Jean-Marc Burfin, avançará até Béla Bartók.

No fecho do programa, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção de Pedro Amaral, interpretaraá a Sinfonia n.º 38, "Praga", de Mozart.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.