Paulo Bento não assina empate com a Alemanha

Paulo Bento não assina empate com a Alemanha
| Mundial 2014
Porto Canal

O selecionador português de futebol, Paulo Bento, garantiu hoje que não assinava já um empate com a Alemanha, na estreia no Mundial2014, considerando, por outro lado, que é desonestidade intelectual colocar Portugal junto aos principais favoritos.

"Não assino empates antes dos jogos. Até posso ficar satisfeito no final de um jogo, mas antes não", garantiu Paulo Bento, na conferência de imprensa de antevisão da partida com a República da Irlanda, na terça-feira em New Jersey.

Questionado sobre a entrevista do selecionador espanhol Vicente del Bosque, ao jornal A Bola, na qual coloca Portugal entre os principais favoritos ao título mundial, Paulo Bento considerou o seu congénere "uma pessoa extremamente educada, extremamente simpática", mas alertou que estão nesse lote também a Colômbia, o Chile e algumas equipas africanas, recusando colocar a equipa das "quinas" junto às potências mundiais.

"O mais grave é que parece-me que alguns, por recados ou por algum excesso de confiança, considerem Portugal favorito ao título ao pé de outras seleções. Isso só se faz por pouca informação ou por desonestidade intelectual. Portugal tem um primeiro grande objetivo e não sairemos daqui, que é passar a fase de grupos. A partir daí, lutaremos com todas as equipas pelo melhor resultado. Por mais que me obriguem, eu não saio deste objetivo, porque quem tem de gerir expetativas desta equipa sou eu e mais ninguém", frisou o técnico luso.

Paulo Bento referiu ainda que, se o Mundial2014 começasse na terça-feira, a equipa "teria de responder", mas que pode atingir níveis diferentes até ao encontro com a Alemanha, dentro de uma semana, a 16 de junho.

"Evidentemente que tendo mais uma semana de trabalho, podemos colocar os jogadores num patamar diferente. Temos mais um jogo, mais alguns treinos e dia 16 os jogadores estarão prontos. Se fosse amanhã, estaríamos prontos para competir", disse.

O selecionador lamentou ainda o facto de ter tido algumas contrariedades ao longo do estágio, que o obrigaram "a perspetivar de uma maneira diferente" a preparação, sobretudo devido às lesões de Cristiano Ronaldo, Pepe e Raul Meireles, garantido que, à parte destes três casos, há também "a preocupação de gerir a equipa em termos táticos e físicos".

No último jogo de preparação para o Euro2012, Paulo Bento colocou em campo uma equipa muito próxima daquela que atuou no início da competição, considerando, contudo, que não se podem comparar as duas competições.

"Vou ver o treino de hoje e depois decidirei a equipa que vou pôr amanhã (terça-feira). Não se pode comparar o contexto do Euro2012 com o do Mundial2014. Não recebemos os jogadores em 2014 da mesma maneira que os recebemos em 2012. Tivemos três jogos para o Mundial, no Euro2012, só dois. Nada é igual, a gestão terá de ser feita de maneira diferente. Tentaremos, dentro das nossas possibilidades e dentro da nossa estratégia, fazer essa gestão", referiu.

Sobre a República da Irlanda, Paulo Bento considerou que o adversário de terça-feira não foi escolhido para ganhar de forma fácil e salientou que é "uma equipa com qualidade, com um jogo marcadamente britânico", não se mostrando preocupado com um possível excesso de agressividade.

Sobre o surto de dengue em Campinas, onde Portugal terá o seu quartel-geral no Brasil, Paulo Bento disse que não lhe parece que "haja motivos para alarme ou para preocupação", enquanto sobre a instabilidade social no Brasil acredita que a FIFA "estará com o controlo de tudo".

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.