Câmara de Lisboa quer contratar 50 novos sapadores bombeiros

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 jun (Lusa) -- A Câmara de Lisboa vai pedir autorização à Assembleia Municipal para contratar 50 novos sapadores bombeiros para a cidade, segundo uma proposta que vai à reunião camarária na quarta-feira.

Na proposta, assinada pelo vice-presidente, Fernando Medina, e pelo vereador da Segurança, Carlos Castro, pode ler-se que no mapa de pessoal da autarquia para 2014 estavam previstos 1.112 postos de trabalho, dos quais, atualmente, apenas 797 se encontram ocupados.

Prevê-se ainda que, até 2016, se reformem 60 bombeiros.

"Do dimensionamento do mapa de pessoal para a carreira de bombeiro sapador resultam 315 postos de trabalho vagos, dos quais 248 lugares correspondem à categoria de bombeiro sapador", indica a proposta.

Os vereadores defendem ainda que há uma necessidade "evidente e urgente" de recrutar trabalhadores para "colmatar a carência existente na prevenção do risco de incêndio e socorro à cidade de Lisboa".

Apesar desta intenção da Câmara de Lisboa, o Sindicato dos Trabalhadores dos Município de Lisboa mantém a decisão de avançar com uma greve de 24 horas nos Sapadores Bombeiros para contestar vários problemas, entre eles, a falta de pessoal.

"Esses 50 só estão operacionais daqui a dois anos. Não resolvem os problemas. E esta nossa reivindicação já tem anos", disse Vítor Reis à Agência Lusa.

MCL // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".