Iniciativa Terra Amada vai reabilitar aldeia de Vale de Papas, em Cinfães

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 09 jun (Lusa) -- A iniciativa Terra Amada, promovida pelo curso de Arquitetura da Universidade Católica de Viseu, vai este ano reabilitar a aldeia serrana de Vale de Papas, no concelho de Cinfães, onde vivem três dezenas de pessoas.

Entre 24 de julho e 03 de agosto, estas pessoas, que se dedicam à agricultura e ao pastoreio, terão a companhia de 60 estudantes de arquitetura e de engenharia civil que realizarão sete obras em diversos edifícios e ainda intervenções em espaço público.

Depois de, no ano passado, os estudantes terem estado na aldeia de Covas do Monte, no concelho de S. Pedro do Sul, onde reabilitaram sete edifícios e o espaço público, este ano a iniciativa é ainda mais ambiciosa.

"Para além da reabilitação do património vernacular e da melhoria da qualidade de vida da população, tem por objetivos levar água canalizada a toda a aldeia e a promoção do desenvolvimento local, com a instalação de novas atividades económicas e a criação de sete postos de trabalho", avança a organização.

Este ano, o curso de Arquitetura da Universidade Católica de Viseu conta com a parceria da Câmara de Cinfães, do Curso de Ciências Biomédicas, do Instituto Politécnico de Viseu, e do GECORPA -- Grémio do Património e da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal.

A aldeia de Vale de Papas situa-se na freguesia de Ramires, na Serra de Montemuro.

"Sem qualquer tipo de equipamentos ou atividades fora do setor primário, sem infraestruturas básicas como água canalizada ou saneamento público, sem nenhum espaço aberto ao público e com uma população envelhecida, esta é uma aldeia com grandes carências em termos demográficos, socioeconómicos e de condições de habitabilidade", refere a organização.

No entanto, é "riquíssima em termos de património arquitetónico e cultural, material e imaterial, com uma forte tradição ainda viva nas artes e ofícios, exibindo um belo conjunto de construções em granito amarelo, algumas das quais ainda com coberturas em colmo, uma técnica em extinção", acrescenta.

Os espaços exteriores, em particular o conjunto de eiras, espigueiros e tanques públicos, são considerados outros pontos de interesse.

A iniciativa Terra Amada visa o desenvolvimento de ações de voluntariado numa lógica de estaleiros/escola, que são abertas à participação de alunos de cursos de arquitetura e engenharia civil, nacionais e estrangeiros, para reabilitar edifícios e espaços em aldeias rurais.

Segundo a organização, "para além da conservação de património material, é objetivo destas ações contribuir para a transmissão do património imaterial (ligado às artes e ofícios tradicionais), para o enriquecimento da formação dos arquitetos, para o desenvolvimento local e para a melhoria das condições de vida das populações".

"Este projeto permite aos alunos um contacto prático com as temáticas relacionadas com o desenvolvimento dos territórios rurais e com a coesão social e territorial e dá-lhes ainda a oportunidade de aprender os processos, técnicas e materiais de construção tradicionais", sublinha.

À semelhança do ano passado, os estudantes e estagiários terão o apoio de mestres-de-obras e técnicos especializados, que também oferecem o seu tempo e o seu conhecimento. Os materiais são doados pelas empresas que se associam à iniciativa.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Confira a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta terça-feira.

Fernando Araújo diz que fez em 15 meses "a maior reforma do SNS" em 45 anos

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que anunciou esta terça-feira, a sua demissão, assegurou que, nos 15 meses em que esteve em funções, foi realizada a maior reforma de organização em 45 anos de existência do SNS.

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.