Fecho de escolas motiva encerramento de juntas de freguesia da Covilhã

| País
Porto Canal / Agências

Covilhã, 09 junho (Lusa) - Juntas de freguesia do concelho da Covilhã estão hoje encerradas e os presidentes "barricados" no interior das instalações em protesto contra o fecho de escolas, afirmou hoje o porta-voz das juntas, Pedro Leitão.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Leitão, presidente da União de Freguesias de Cantar Galo e Vila do Carvalho, explicou que o protesto foi organizado "pelas 10 localidades que têm escolas com menos de 21 alunos", mas que "todos os eleitos das restantes juntas estão solidários e aderiram imediatamente".

"Temos estado a confirmar com todos os presidentes e, efetivamente, as juntas não estão a prestar serviços. A única exceção prende-se com as juntas que têm lá a funcionar as extensões de saúde e que dão uma resposta a problemas inadiáveis, tendo, por esse motivo, aberto a porta, sem, contudo, estarem a prestar outros serviços", afiançou o porta-voz dos autarcas, minutos antes de uma conferência de imprensa na qual estiveram presentes 11 eleitos.

Pedro Leitão acrescentou que esta tomada de posição, que é assinalada nos edifícios com a colocação de uma faixa negra na qual se pode ler "fechado no interior", foi marcada para hoje para coincidir com a visita do ministro da Educação, Nuno Crato, à cidade, na qual deverá estar às 14:00 para participar na assinatura de um protocolo na Universidade da Beira Interior (UBI).

Para a cerimónia também está prevista a presença do ministro-adjunto do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, e, de acordo com notas sindicais, os ministros poderão ser recebidos por protestos.

Pedro Leitão não quis adiantar pormenores, mas assumiu a "forte probabilidade" de que os autarcas e população também estejam "de forma democrática junto da UBI".

"Temos de lhes dizer que chega. Basta. O interior, a população do interior e os eleitos do interior não vão continuar a permitir este flagelo. Estamos preparados para a luta e se o Governo quer avançar com os encerramentos, então nós começamos já, mas para lhes mostrar que não ficaremos de braços cruzados. É por isso que hoje nos barricamos dentro de cada junta", apontou.

Pedro Leitão, que foi eleito pelo PS mas garantiu estar a falar também em nome dos presidentes de junta eleitos por diferentes forças partidárias e movimentos, assumiu que no concelho "há o receio generalizado" de que os encerramentos abranjam outras áreas, além da educação.

"Hoje são as escolas, amanhã serão as extensões e centros de saúde e depois os postos de correio e tudo o que ainda estiver a funcionar o que dizimará por completo as populações do interior", apontou, pedindo ainda a imediata "demissão do ministro e do Governo.

Na Covilhã, há dez estabelecimentos de ensino (jardins de infância e escolas de primeiro ciclo) em risco de encerrar, designadamente nas localidades de Barco, Cortes do Meio, Coutada, Erada, Orjais, Ourondo, Paul, S. Jorge da Beira, Vila do Carvalho e Verdelhos.

O presidente da autarquia também já tomou posição pública contra o eventual fecho das escolas e prometeu que hoje irá tentar sensibilizar o ministro Nuno Crato para a questão.

CYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.