Jogo com Irlanda fecha estágio da selecção dominado pelo joelho de Ronaldo

Jogo com Irlanda fecha estágio da selecção dominado pelo joelho de Ronaldo
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

A selecção portuguesa de futebol vai encerrar na terça-feira o estágio de preparação para o Mundial2014, monopolizado pela incerteza sobre a recuperação de Cristiano Ronaldo, ao defrontar a República da Irlanda, num jogo particular marcado para New Jersey.

O avançado, melhor marcador da história da equipa lusa, com 49 golos, passou ao lado dos relvados durante a preparação realizada em Portugal, devido a dores musculares na coxa esquerda e uma tendinose rotuliana, começando por treinar de forma condicionada nos Estados Unidos antes de passar ao trabalho sem limitações aparentes.

Ronaldo poderá fazer frente à Irlanda os seus primeiros minutos na preparação para o Mundial, mas se Paulo Bento não quiser arriscar, a seleção nacional pode partir para o Brasil, o que acontecerá imediatamente após o encontro do estádio MetLife, em New Jersey, sem que e melhor futebolista do Mundo em 2013 tenha jogado nos três desafios de ensaio para a fase final do Campeonato do Mundo.

A "equipa das quinas" procura manter-se na senda das vitórias, depois do "nulo" frente à Grécia, treinada por Fernando Santos, em Lisboa, e do triunfo por 1-0 sobre o México, na sexta-feira, já nos Estados Unidos, em Boston.

Se no confronto com os gregos, Paulo Bento apresentou um "onze" sem seis jogadores que foram titulares durante a fase europeia de apuramento e um sistema tático pouco habitual (4-4-2), na partida com os mexicanos, o selecionador nacional regressou ao 4-3-3, já com Fábio Coentrão e Moutinho, embora testando o lateral como médio interior esquerdo. Eduardo voltou a receber a preferência na baliza em detrimento de Rui Patrício.

Ausentes estiveram Cristiano Ronaldo e o médio Raul Meireles, que entretanto já trabalham com o grupo, mantendo-se a incerteza quando à sua utilização neste jogo, enquanto Pepe continua a treinar à parte e o guardião Beto não tem saído do ginásio.

O jogo com a República da Irlanda pode ajudar a perceber a relação de forças entre a seleção portuguesa e a germânica, que venceu de forma incontestada o grupo C de qualificação, no qual os irlandeses foram quartos classificados, tendo perdido por 6-1 em Dublin e por 3-0 em Colónia.

Portugal vai defrontar pela 13.ª vez a República da Irlanda e, apesar de ter um saldo positivo de seis triunfos, contra quatro derrotas e dois empates, não ganhou nenhum dos últimos três jogos, entre os quais os dois da fase de apuramento para o Mundial2002, ainda que isso não tenha impedido a qualificação para a fase final.

O último êxito da equipa lusa remonta a 1996, num jogo particular realizado em Dublin, seis meses depois de ter carimbado o "passaporte" para o Euro1996 em grande estilo, com uma robusta vitória por 3-0 na receção aos irlandeses, num Estádio da Luz a "rebentar pelas costuras".

O encontro entre Portugal e República da Irlanda, o último teste da equipa nacional antes do arranque do Mundial2014, tem início marcado para as 19:00 horas (meia-noite, em Lisboa), no estádio MetLife, em New Jersey, cidade onde a comitiva lusa ficou instalada durante o estágio nos Estados Unidos.

A seleção portuguesa viaja logo após o jogo para o Brasil, estando a chagada prevista para as 10:00 horas (14:00 em Lisboa) de quarta-feira, em Campinas, no estado de São Paulo, local escolhido para funcionar como quartel-general durante o torneio, que se vai realizar naquele país sul-americano entre 12 de junho e 13 de julho.

Portugal integra o grupo G da fase final, em conjunto com a Alemanha, frente à qual se vai estrear, a 16 de junho, em Salvador, os Estados Unidos, que defrontará a 22, em Manaus, e o Gana, último adversário na primeira fase de prova, a 26, em Brasília.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.