Três polícias detidos por suspeita de corrupção passiva para acto ilícito

Três polícias detidos por suspeita de corrupção passiva para acto ilícito
| País
Porto Canal

Os três agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) detidos na terça-feira estão indiciados pela prática de diversos crimes de corrupção passiva para ato ilícito, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Fonte policial adiantou à agência Lusa que os arguidos são suspeitos de participarem num alegado esquema de suborno, levado a cabo por dezenas de empresários, para o licenciamento de armas e utilização de explosivos em pedreiras, a troco de milhares de euros.

Os três polícias, que prestavam serviço no Departamento de Armas e Explosivos da Direção Nacional da PSP, pernoitaram nas novas instalações da polícia, em Moscavide, Lisboa, e já se encontram no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, no Campus da Justiça, para primeiro interrogatório judicial.

Além dos três agentes detidos, há mais três polícias suspeitos de envolvimento no caso, "que terá rendido vários milhares de euros aos polícias". No decorrer da investigação foram ainda constituídos arguidos cerca de meia centena de empresários que, alegadamente, terão pago "os favores" aos polícias, frisou a mesma fonte.

Os seis polícias têm entre 30 e 45 anos.

Outra fonte policial explicou à Lusa que, dois dos seis suspeitos saíram há cerca de ano e meio do Departamento de Armas e Explosivos da Direção Nacional da PSP, tendo sido destacados para outras Divisões policiais.

Esta última fonte acrescentou que, já nessa altura decorria uma investigação da própria polícia e processos disciplinares sobre os agentes em causa. A investigação transitou para a Polícia Judiciária, a quem cabe investigar este tipo de situações.

Um dos suspeitos foi colocado na Divisão da PSP de Loures há sensivelmente um ano, enquanto o outro polícia passou a exercer funções na mesma Divisão há cerca de um mês. Os restantes quatro elementos continuaram a exercer funções até hoje no Departamento de Armas e Explosivos da Direção Nacional da PSP.

Em comunicado, a PJ adianta que realizou cerca de 20 buscas domiciliárias e não domiciliárias, tendo feito várias apreensões.

As detenções foram feitas na sequência de uma grande operação de buscas que, segundo fonte da PJ, se centrou no norte, centro e zona de Lisboa.

A investigação esteve a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, contou com o apoio da PSP, e foi coordenada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".