Quatro concelhos de Beja e Faro em risco elevado de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 jun (lusa) -- Quatro concelhos dos distritos de Faro e Beja apresentam hoje risco elevado de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou hoje sob risco elevado de incêndio os concelhos de Barrancos (Beja), Monchique, Alcoutim e Loulé (Faro).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil registou no domingo 24 incêndios, os quais foram combatidos por 200 operacionais, com o apoio de 53 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu em geral muito nublado, sendo em especial por nuvens altas na região sul, diminuindo de nebulosidade a partir do final da tarde, aguaceiros fracos nas regiões do litoral a norte do Cabo Carvoeiro, em especial no Minho e Douro Litoral até final da tarde e vento fraco a moderado do quadrante oeste, sendo temporariamente moderado de oeste durante a tarde na costa sul, e nas terras altas.

A previsão aponta ainda para a ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura mínima na região sul.

Nos Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, chuva a partir da manhã, passando a aguaceiros fracos para a noite, condições favoráveis à formação de neblinas e vento sudoeste moderado a fresco.

Para a Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e vento em geral fraco predominando de noroeste.

Em Lisboa, Funchal e Santa Cruz das Flores prevê-se uma máxima de 23 graus Celsius, no Porto e em Braga 19, Évora, Beja e Faro 26, Castelo Branco 24, Guarda e Viseu 18, Bragança, Coimbra, Leiria, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Portalegre 21 e Viana do Castelo 20.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).