Novo livro de Herberto Helder "A Morte sem Mestre" chega hoje às livrarias

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 09 jun (Lusa) -- O novo livro de poesia inédita de Herberto Helder, "A Morte sem Mestre", chega hoje às livrarias, anunciou a Porto Editora, que publica a obra.

A abrir o novo título, o poeta afirma: "Tudo quanto neste livro possa parecer acidental é de facto intencional", e acrescenta: "Peço por isso que um qualquer erro de ortografia ou sentido/seja um grão de sal aberto na boca do bom leitor impuro". Pela primeira vez, um livro de Herberto Helder inclui um CD com cinco poemas lidos pelo autor.

O poeta, de 83 anos, publicou "Servidões", no ano passado, uma obra também constituída apenas por poemas inéditos, com selo da Assírio & Alvim, "edição única", por vontade do autor, que se "esgotou em poucos dias", segundo a Porto Editora.

Apontado pela crítica especializada como um dos maiores poetas contemporâneos de Língua Portuguesa, Herberto Helder tem-se remetido ao silêncio, não dando entrevistas há mais de 20 anos.

Em 1994, recusou o Prémio Pessoa, que lhe foi atribuído. "Seria vil aceitar, por causa do dinheiro", explicou então ao jornal Expresso, que confere a distinção, com o valor de sete mil contos, na altura (cerca de 35 mil euros).

Na edição de 17 de dezembro de 1994, que se seguiu à reunião do júri, o Expresso reproduzia a declaração do próprio Herberto Helder: "Tenho de inventar a minha vida verdadeira".

Nascido no Funchal, frequentou o curso de Filologia Românica da Faculdade de Letras de Lisboa, depois da entrada em Direito, e publicou o primeiro livro, "O Amor em visita", em 1958.

Viveu em França, Holanda e Bélgica, onde trabalhou como empregado numa cervejaria e empacotador de aparas de papel. No início da década de 1970, esteve nos Estados Unidos, depois de Angola, onde foi repórter de guerra e sofreu um acidente grave.

Revisitou, por diversas vezes, a obra poética em "Poesia Toda" (desde 1973), "Ofício Cantante" (em 1966 e 2009) e na síntese de "A Faca Não Corta o Fogo - Súmula & Inédita" (2008).

Sem deixar de publicar poesia, Herberto Helder teve a seu cargo, nos anos 1960, as bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, trabalhou na rádio, foi editor da revista literária Nova e diretor literário da Estampa.

"A Colher na Boca", "Poemacto", "O Bebedor Nocturno", "Photomaton & Vox", "A Cabeça entre as Mãos", "As Magias", "Do Mundo", "Os Passos em Volta" contam-se entre as obras de mais de meio século de carreira literária de Herberto Helder.

"Queria fechar-se inteiro num poema" é um dos inéditos incluídos na obra que hoje chega às livrarias.

NL (SS) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados