Trabalhadores de fábrica de químicos de Espinho em greve contra salários em atraso

| Norte
Porto Canal / Agências

Espinho, 26 junho (Lusa) - Os trabalhadores da Fábrica de Químicos Sinorgan, de Espinho, estão em greve desde o dia 12 devido ao atraso no pagamento de dois salários e do subsídio de Natal, situação que o respetivo sindicato diz ser "recorrente" desde 2012.

Em causa está um universo de 45 trabalhadores, dos quais quatro estarão a exercer normalmente as suas funções administrativas e terão por isso recebido já o subsídio de Natal, o que "só agitou mais os outros trabalhadores".

É essa a avaliação de Justino Pereira, que, enquanto dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Industrias Transformadoras, de Energia e de Atividades do Ambiente do Centro e Norte (SITE-CN), declarou à Lusa que "as pessoas estão revoltadas e numa situação difícil, até porque também há casais em que ambos os elementos trabalham na empresa".

O atraso nos pagamentos verifica-se desde o verão do ano passado e, segundo Justino Pereira, "a empresa diz que a situação se deve a falta de dinheiro", na medida em que a Sinorgan "está descapitalizada".

Segundo o sindicalista, a fábrica "tem encomendas, mas não consegue sequer adquirir a matéria-prima", pelo que, "ao cumprir as suas obrigações para com a banca e alguns credores, acaba por não ter como cumprir com os trabalhadores".

O SITE-CN já terá alertado para a situação várias entidades, entre as quais o Ministério da Economia, o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e todos os partidos com representação na Assembleia Municipal de Espinho, entre os quais o respetivo presidente, Luís Montenegro, que é líder parlamentar do PSD na Assembleia da República.

Até hoje, contudo, com exceção para a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho e uma interpelação ao Governo pelo Grupo Parlamentar do PCP, os trabalhadores ainda "não obtiveram qualquer resposta ou tomada de posição".

A Lusa procurou ouvir a administração da Sinorgan, mas essa esteve incontactável.

O SITE-CN lembra que a empresa está em atividade há mais de 30 anos, produzindo artigos de plástico utilizados sobretudo no setor da Agricultura e das Pescas. Terá uma "significativa quota no mercado externo e interno, encontrando-se este último em plena fase de consolidação, segundo o atual Governo".

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.