BE congratula-se com anulação de concurso para o estacionamento em Aveiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 26 jun (Lusa) - A comissão política concelhia de Aveiro do Bloco de Esquerda congratulou-se hoje com a anulação do concurso para a concessão do estacionamento na cidade, considerando que "a realidade impôs uma pesada derrota à direita".

Alegando desconformidades da proposta apresentada pelo único concorrente, o conselho de administração da MoveAveiro anunciou na segunda-feira a decisão de não prosseguir com o "concurso público internacional de constituição do direito de superfície para a conceção, construção e exploração de quatro parques de estacionamento público em subsolo e concessão da exploração de um parque de estacionamento e de lugares de estacionamento na via pública".

O atual executivo municipal, liderado pelo independente Élio Maia e suportado pela maioria PSD/CDS, havia decidido avançar com o concurso para a concessão do estacionamento e construção de novos parques, apesar de criticado por deputados municipais de todas as bancadas, incluindo dos dois partidos.

"Élio Maia e o executivo PSD/CDS ignoraram a decisão da Assembleia Municipal de Aveiro que pedia a anulação do concurso para esta privatização de todo o estacionamento em Aveiro por 60 anos. É agora a realidade a impor uma pesada derrota à coligação de direita. Trata-se de uma excelente notícia para Aveiro e para os aveirenses, que se livram de um negócio ruinoso, que minava as contas da autarquia por 60 anos e que atentava contra a democracia", considera o BE em comunicado.

O Bloco de Esquerda reafirma que "lutará para que o estacionamento continue na esfera pública e rejeita a privatização para alimentar lucros privados à custa dos aveirenses", opondo-se "à ideologia dos maus negócios seguida pelo PSD e CDS-PP".

Observando que "vários deputados municipais do PSD e CDS-PP deixaram a porta aberta para a concessão do estacionamento noutros moldes, e após as eleições", o Bloco de Esquerda defende que os partidos da maioria devem clarificar se é seu objetivo privatizar o estacionamento em Aveiro, antes das próximas eleições autárquicas.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.