Fenprof estima que 120 mil docentes receberão em Junho vencimentos sem cortes

| País
Porto Canal / Agências

SUBSTITUIÇÃO: Lisboa, 06 jun (Lusa) -- A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que 120 mil docentes do ensino público (pré-escolar, básico e secundário) voltem, em junho, a receber os vencimentos sem os cortes aplicados pelo Governo à Função Pública.

A Fenprof, maior estrutura sindical de professores, afeta à CGTP, reagia hoje, em Lisboa, após a reunião do secretariado nacional, à ordem do Ministério da Educação e Ciência aos seus serviços, incluindo escolas, para pagarem já em junho os salários dos funcionários, nomeadamente professores, sem os cortes considerados inconstitucionais pelo Tribunal Constitucional (TC).

A ordem para processamento dos vencimentos de junho, da Direção-Geral de Planeamento e Gestão Financeira (DGPGF), em conformidade com a deliberação do TC, foi tornada pública na quinta-feira pelo Ministério da Educação e Ciência e referia que as escolas podem, excecionalmente, pedir até quarta-feira, dia 11, as verbas para pagamento dos salários. (A substituição clarifica que a ordem de pagamento dos salários foi tornada pública na quinta-feira pelo próprio Ministério da Educação)

"Caso estejam ultrapassados possíveis constrangimentos técnicos [com a aplicação informática] para a operacionalização dos procedimentos necessários ao processamento das remunerações, sem a referida taxa de redução remuneratória, deverão as remunerações do mês de junho ser já processadas no sentido da aplicação das determinações resultantes do referido acórdão" do TC, de 30 de maio, refere o ofício.

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, adiantou que o subsídio de férias já está a ser pago aos professores dos ensinos básico e secundário, esperando que o Governo reforce a dotação financeira das universidades e dos institutos politécnicos, para que possam repor as remunerações dos seus docentes.

No ensino superior público, a Federação Nacional dos Professores estima que existam 25 mil docentes.

A Fenprof voltou hoje a exigir a demissão do Executivo PSD/CDS-PP, "que governa em sucessivo confronto com a Constituição".

Na conferência de imprensa, a estrutura sindical anunciou o lançamento de um novo apelo em defesa da escola pública, que alega estar ameaçada com a reforma do Estado.

Segundo a Fenprof, a reforma do Estado representa "um ataque violentíssimo à escola pública", ao prever "a desresponsabilização" do Estado no ensino, propondo a gestão de escolas por professores e municípios (ensino secundário).

A Federação Nacional dos Professores teme, ainda, "um grande número" de docentes com "horário zero" e em mobilidade especial no próximo ano letivo, face às normas de organização do ano escolar 2014/15.

Mário Nogueira apontou, também, entre "um conjunto de grandes derrotas" do Ministério da Educação e Ciência, as "611 sentenças" que, disse, o obrigam a pagar as indemnizações a professores por caducidade de contratos.

ER/GC// JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.