Dois jovens de Baião criaram associação para apoiar animais abandonados

| Norte
Porto Canal / Agências

Baião, 06 jun (Lusa) - Dois jovens de Baião criaram uma associação para apoiar cães e gatos abandonados no concelho e evitar a reprodução excessiva daqueles animais domésticos.

A associação designa-se "Amor Animal" e é a primeira do género em Baião, concelho onde, disseram à Lusa João Fragoso e Isabel Santos Moura, há muito trabalho para fazer em prol dos animais de rua.

A esterilização de fêmeas de cães e gatos abandonados para controlar a reprodução excessiva é algo necessário no concelho para, defendem, evitar "o aumento de animais errantes.

Os dois fundadores explicam que nunca existiu no concelho uma associação exclusivamente dedicada a esta causa.

"Sabemos que temos um árduo e longo trabalho pela frente, mas o trabalho não nos desmotiva nem nos intimida", prometeram.

O principal objetivo passa por criar um espaço onde possam ser recolhidos e tratados os cães e gatos abandonados.

"Procurámos ter um abrigo e não um canil", frisaram os dirigentes da associação, que aguardam da Câmara de Baião o "apoio possível à causa".

A associação também se propõe avançar com medidas que promovam a "adoção responsável dos animais", tentando "dar-lhes um lar onde possam viver com a dignidade e cuidados que merecem", avançaram.

Os dois elementos, ele de 39 anos e ela de 29, ambos funcionários públicos, disseram à Lusa que, desde muito novos, gostam de animais, o que os motiva nesta iniciativa.

"A ideia de criarmos uma associação surgiu de uma conversa casual em que expressámos a nossa necessidade de fazer algo em prol do bem comum", contaram.

O percurso até à criação da associação foi "difícil", mas os dois fundadores acreditam que as maiores dificuldades ainda estão para vir.

"As maiores dificuldades surgirão à medida que nos formos organizando. Estamos preparados para receber mais críticas do que ajudas. De qualquer forma, temos a nossa missão bem definida e estamos dispostos a dedicar-nos à causa de corpo e alma", afirmaram.

Na primeira fase do projeto, vão ser organizadas campanhas de voluntariado, participando na angariação de alimentos para os animais, ações de sensibilização e angariação de associados, com o apoio das redes sociais.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.