Campeonato português com a segunda maior representação de sempre

Campeonato português com a segunda maior representação de sempre
| Mundial 2014
Porto Canal

O campeonato português de futebol vai ter no Brasil a segunda maior representação de sempre em Mundiais, com 23 jogadores, apenas menos dois do que os que estiveram em 1986 no México.Contudo, se no México eram apenas três os estrangeiros, no lote para o Mundial2014 serão 14 os jogadores não nacionais que atuam em Portugal a estar presentes em terras brasileiras.

A seguir a estas duas maiores representações, surge o Mundial de 1966, com 22 jogadores, todos na seleção lusa, aparecendo depois dos 19 "portugueses" de 2010 e os 18 de 2006 e 2002.

Os representantes das Ligas portuguesas poderiam mesmo formar um plantel para competir no Mundial, pois estão neste lote três guarda-redes, o número mínimo exigido pela FIFA: os portugueses Eduardo (Sporting de Braga) e Rui Patrício (Sporting) e o iraniano Haghighi (Sporting da Covilhã).

Na defesa esta equipa teria os argentinos Garay (Benfica) e Rojo (Sporting), os uruguaios Maxi Pereira (Benfica) e Fucile (FC Porto), o francês Mangala (FC Porto), o mexicano Reyes (FC Porto), o argelino Halliche (Nacional) e o português André Almeida (Benfica).

O argentino Enzo Perez (Benfica), o colombiano Quintero (FC Porto), o belga Defour (FC Porto), o mexicano Herrera (FC Porto) e os portugueses Rúben Amorim (Benfica) e William Carvalho (Sporting) seriam as opções para o meio-campo, enquanto o ataque ficaria entregue aos argelinos Slimani (Sporting) e Ghilas (FC Porto), ao colombiano Jackson (FC Porto) e aos portugueses Varela (FC Porto), Éder (Braga) e Rafa (Braga).

O FC Porto será o clube português mais representado no Mundial, com nove jogadores, tantos quanto o Benfica (cinco) e o Sporting (quatro) juntos, com o Sporting de Braga a "dar" três atletas e o Nacional e Sporting da Covilhã um.

O Mundial2014 de futebol disputa-se no Brasil, de 12 de junho a 13 de julho.

- Lista dos representantes do campeonato português:

Nome Clube Seleção

Enzo Perez Benfica Argentina

Garay Benfica Argentina

Rojo Sporting Argentina

Maxi Pereira Benfica Uruguai

Fucile FC Porto Uruguai

Slimani Sporting Argélia

Ghilas FC Porto Argélia

Halliche Nacional Argélia

Mangala FC Porto França

Jackson FC Porto Colômbia

Quintero FC Porto Colômbia

Defour FC Porto Bélgica

Herrera FC Porto México

Reyes FC Porto México

Haghighi Sp. Covilhã Irão

Rúben Amorim Benfica Portugal

André Almeida Benfica Portugal

Rui Patrício Sporting Portugal

William Sporting Portugal

Varela FC Porto Portugal

Eduardo Sp. Braga Portugal

Éder Sp. Braga Portugal

Rafa Sp. Braga Portugal

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.