Familiares rezam por um "fim pacífico, perfeito" para Mandela

| Mundo
Porto Canal / Agências

Joanesburgo, 26 jun (Lusa) - Os familiares próximos de Nelson Mandela reuniram-se na terça-feira à noite para rezar e pedir um "final pacífico, perfeito" para o ícone da luta anti-apartheid, que se encontra internado em Pretória em estado crítico.

O arcebispo da Cidade do Cabo, Thabo Makgoba, deslocou-se ao hospital onde Mandela está internado, o Mediclinic Heart Hospital, para rezar com a mulher do primeiro presidente negro da África do Sul, Graça Machel.

O prémio Nobel da Paz, que passou 27 anos preso devido à sua luta contra o regime do apartheid, deu entrada no hospital a 08 de junho devido a uma recaída de uma infeção pulmonar.

Durante a vigília de 19 dias, a família e o mundo viram o ex-presidente, de 94 anos, passar de um estado clínico estável para um estado crítico.

A oração do arcebispo parece ecoar um crescente sentimento de inevitabilidade sobre o estado de Mandela, cada vez mais comum entre os sul-africanos, para quem o ex-presidente continua um gigante moral, embora tenha abandonado a vida pública há uma década.

"Que possamos ficar cheios de gratidão por todo o bem que ele fez por nós e pela nossa nação e que possamos honrar o seu legado com as nossas vidas", disse o arcebispo na sua oração.

"Concedei a Madiba a cura eterna e o alívio das dores e do sofrimento", acrescentou, numa referência ao nome de clã de Mandela.

"Concedei-lhe, pedimos-Vos, uma noite tranquila e um final pacífico, perfeito".

Segundo os media locais, os anciãos do clã Thembu de Mandela deverão visitá-lo hoje.

A presença da polícia no bairro da casa de Mandela era hoje de manhã maior do que em dias anteriores e no exterior do hospital em Pretória há cada vez mais flores e mensagens de apoio, enquanto a multidão canta.

FPA // MLL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.