Cartoonistas de revista satírica demitem-se após censura de capa sobre monarquia espanhola

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 6 jun (Lusa) - Os principais cartoonistas da mais conhecida revista espanhola de sátira política, El Jueves, demitiram-se em protesto contra a censura da capa inicialmente prevista para a edição desta semana, que era dedicada à monarquia.

Entre os demissionários está o autor da capa censurada - que mostrava o rei Juan Carlos, com uma mola a apertar o nariz, a colocar uma coroa malcheirosa no seu filho Felipe.

Mais de 60 mil exemplares da revista com essa capa - que chegou a ser distribuída pelo canal twitter da El Jueves - foram retirados e a revista acabou por chegar aos quiosques, um dia mais tarde do que o normal, com uma capa dedicada a Pablo Iglesias, líder do movimento Podemos.

A revista já tinha, em 2007, sido processada pela Casa Real por causa de uma polémica capa, que mostrava os Príncipes das Astúrias nus, em coito.

Desta feita, porém, a decisão de retirar a capa partiu da própria editora a RBA, segundo fontes da revista citadas pela imprensa espanhola.

Fontes citadas pelo jornal El Diario, que revelou as demissões, explicam que a revista tentou negar a censura, argumentando que foi uma decisão técnica.

Outras fontes, citadas pelo El Mundo, referem que a diretora da publicação, Mayte Quílez, telefonou na segunda-feira, depois do anuncio da abdicação de Juan Carlos, a vários cartoonistas para que preparassem alterações à capa e ao interior da revista.

"Mas alguém da RBA baixou à redação e comunicou que a capa não podia publicar-se. A editora explica que não quer ter temas monárquicos nas capas durante algum tempo", referem fontes citadas pelo El Mundo.

"Não sabemos de onde vem a ordem inicial mas isso foi o que se comunicou à redação. Que a monarquia é um tema tabu na capa porque não interessa às pessoas. Que só se manterá nas páginas interiores", refere a mesma fonte.

A decisão levou a vários cartoonistas, alguns dos mais conceituados de Espanha, a anunciar que deixam de colaborar com o El Jueves.

Entre os cartoonistas estão nomes como Manel Fontdevila, Albert Monteys, Paco Alcázar, Manuel Bartual, Bernardo Vergara, Guillermo e Isaac Rosa.

ASP // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.