Presidente francês presta "homenagem da nação" às vítimas civis do Desembarque aliado

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caen, França, 06 jun (Lusa) - O presidente francês, François Hollande, prestou hoje "a homenagem da nação" às 20.000 vítimas civis, às famílias "que conheceram o caos" durante a Batalha da Normandia, na primeira cerimónia do 70.º aniversário do Desembarque aliado.

Este é o primeiro reconhecimento oficial dos cerca de 20.000 mortos entre 06 de junho e 22 de agosto de 1944. A região só ficou definitivamente livre do domínio nazi a 12 de setembro.

"Quero hoje, neste 70.º aniversário, que a homenagem da nação possa dirigir-se a todos, civis e militares (...). Quero que o papel dos normandos seja reconhecido", declarou o chefe de Estado num discurso proferido no Memorial de Caen.

"Iniciada pouco depois da meia-noite, com tumulto e fogo, esta dia (de 06 de junho) terminou com sangue e lágrimas, lágrimas de dor, lágrimas de alegria, no final de 24 horas que mudaram o mundo e marcaram para sempre a Normandia", lembrou Hollande.

"Esta batalha foi também a dos civis", insistiu, prestando homenagem "às famílias que conheceram o caos e a metralha".

François Hollande recordou "os refugidos escondidos nas caves, nas minas, nas igrejas e nos monumentos, como na abadia dos homens, em Caen".

"A solidariedade organiza-se (...) homens e mulheres, de todas as idades e condições, lutam contra a morte para socorrer feridos, limpar escombros, acolher os feridos", disse.

O chefe de Estado francês chegou ao memorial de Caen a bordo de um helicóptero. Antes de discursas, depôs uma coroa de flores e trocou algumas palavras com testemunhas civis do Desembarque e dos combates que se seguiram.

Hollande inaugurou também um momento dedicado ao sofrimento e sacrifício da população normanda.

Líderes mundiais, como os presidentes norte-americanos e russo, Barack Obama e Vladimir Putin, respetivamente, bem como a chanceler alemã, Angela Merkel, estão nas praias da Normandia para homenagear os soldados que participaram no Desembarque há 70 anos.

Cerca de 1.800 veteranos das praias de Omaha e Utah participam nas comemorações.

EJ // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.