Junta militar tailandesa deteve líder anti golpe

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 06 jun (Lusa) -- A junta militar tailandesa anunciou hoje a detenção do Sombat Boonngamanong, um líder anti golpe que liderou uma campanha online para organizar manifestações que estão proibidas no país.

Sombat Boonngamanong foi detido na noite de quinta-feira na província de Chonburi, oeste do país, disse Sirichan Ngathong, porta-voz do exército tailandês.

"Temos uma equipa que o acompanhou através da internet", acrescentou a mesma porta-voz citada pela agência AFP.

O líder anti golpe enfrenta acusações de "violar uma ordem de informar a junta" militar, o que lhe pode custar uma pensa de prisão até dois anos.

Sombat Boonngamanong, um proeminente ativista pró-democrata recusou obedecer à ordem de apresentação às autoridades que os militares fizeram a centenas de pessoas, incluindo ativistas, políticos, académicos e jornalistas, depois do golpe militar de 22 de maio.

Desde então tem desafiado as autoridades a capturá-lo "se forem capazes".

Sombat Boonngamanong é um dos líderes dos "camisas vermelhas", movimento que apoia a ex-primeiro-ministro Yingluck Shinawatra, irmão mais nova do antigo chefe do Governo Thaksin Shinawatra, deposto em 2006 por um golpe militar que lançou a Tailândia numa era de grande convulsão política até hoje.

Depois de meses de manifestações contra o Governo liderado por Yingluck, os militares tomaram o poder, dizem querer encetar um processo de reconciliação nacional e escolher um parlamento que nomeie um Governo que terá a seu cargo uma reforma política antes de, no final de 2015, serem convocadas eleições gerais.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.