Manuel Clemente é "exemplo de sã convivência entre sensibilidades" - Câmara do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 18 mai (Lusa) -- A Câmara Municipal do Porto elogiou hoje o bispo da cidade, Manuel Clemente, classificando-o "um referencial e exemplo de sã convivência entre todas as sensibilidades" e alguém que sempre esteve ao dispor do Porto.

Em comunicado, a autarquia presidida por Rui Rio disse que a nomeação de Manuel Clemente para patriarca de Lisboa "honra e engrandece a cidade do Porto".

"A Câmara Municipal do Porto associa-se às manifestações de regozijo e de congratulações ao prelado que soube, durante o seu mandato à frente da diocese do Porto, ser um referencial e exemplo de sã convivência entre todas as sensibilidades ideológicas, culturais e religiosas, colocando todo o seu saber e intervenção pública ao serviço de uma sociedade mais justa e solidária", sublinhou, lembrando a medalha de honra entregue ao bispo em 2011.

A autarquia realçou "com particular satisfação o empenho, colaboração e disponibilidade de serviço" que Manuel Clemente, prémio Pessoa em 2009, "sempre manifestou para com a cidade e as suas gentes".

O atual bispo do Porto Manuel Clemente, de 64 anos, foi hoje nomeado patriarca de Lisboa, sucedendo no cargo a José Policarpo, resignatário desde 2011, quando completou 75 anos, noticiou a agência Ecclesia.

"O Papa nomeou hoje como patriarca de Lisboa Manuel Clemente, de 64 anos, até agora bispo do Porto, sucedendo no cargo a D. José Policarpo, que renunciou ao cargo", noticia a Ecclesia na sua página na Internet, citando uma nota informativa enviada pela Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé) em Portugal.

A agência acrescenta que "a tomada de posse do novo patriarca está marcada para o dia 7 de julho", data a partir da qual "a Santa Sé deve providenciar uma solução provisória" para o cargo de Bispo do Porto e, "a seu tempo, determinar o sucessor" de Manuel Clemente, revelou à Lusa fonte eclesiástica.

TDI (ACG/ARP/JYMC) // CC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.